A Costa Verde & Mar é cheia de belezas e encantos mil. Por isso queremos que você tenha sempre uma boa lembrança de nossos 10 municípios. Pensamento nisso, compartilhamos um pequeno Manual de Fotografia para Natureza da Costa Verde & Mar. Não é preciso ser nenhum fotógrafo com anos de experiência, basta um olhar cuidadoso ao redor. Dessa maneira você passa um bom tempo ao ar livre em sintonia com a natureza e ainda guarda para recordação imagens incríveis.
Com paciência e um pouco de prática, você irá desenvolver habilidades e ser capaz de capturar fotos de natureza impressionantes. Mas para começa, você precisa:
1 – Consulte a previsão do tempo em site especializados. Em Santa Catarina há informações atualizadas no site www.ciram.epagri.sc.gov.br. Como isso você saberá se deve levar capa de chuva ou o protetor solar 😉 Lembre sempre também de levar água, lanches, um saco para guardar seu lixo, repelente e lanterna.
Porto Belo
Foto Marilia Borges
2 – Antes de sair fotografando formule uma ideia na cabeça. Pense como gostaria que fosse a foto. Depois busque o melhor ângulo, a melhor luz. Lembre-se que não basta um cenário bonito. É preciso que você busque algo para dar personalidade e originalidade para a sua foto.
Praia Canto Grande- Bombinhas
Foto: Maria Heloisa Furtado Lenzi
3 – Modo manual sempre! Esqueça todos os modos automáticos da sua câmera. O que será útil na hora de ajustar o balanço de branco e fazer correções durante a edição.
.
Beira Rio- Itajaí
Foto: Harley A. dos Santos
4 – O ângulo faz toda a diferença na fotografia, principalmente na hora de encaixar um elemento na foto.
Ilhota
Foto Guilherme Spengler
5- Luz e sombras podem ajudar ou estragar a imagem. Deixar a câmera contra a luz fará com que a incidência direta do sol intensifique as sombras.
.
Itapema
Foto Recanto do Guarapuvu
6 – Plano: vertical ou horizontal? Geralmente a vertical é usada para fotografar um indivíduo; e a horizontal, para ambientes ou grupos de pessoas. Em paisagens o ideal é que o elemento principal fique em um dos cantos da “Regra dos Terços” (que divide o visor em nove quadros iguais e ajuda posicionar elementos em outros cantos da foto).
Navegantes
Foto Thiago Silvestre
7 – Zoom é um dos grandes aliados, ele pode salvar a sua pele em diferentes circunstâncias. Use esse recurso para captar detalhes.
.
Praia Vermelha- Penha
Foto Nivaldo SouzaPraia
8 – O foco é imprescindível então, cuidado com ele! Uma foto desfocada não será uma boa recordação. Recorra ao “foco touch”, o recurso permite que você direcione o foco no ponto certo com um simples toque no visor.
Balneário Piçarras
Foto Willian Ruthes
9 – Cuide com o fundo da imagem, ele pode desviar o olhar do assunto principal. O assunto principal é o que deve ficar em evidência.
.
Camboriú- Limeira
Foto: Robert Tomaz
10 – Fotografar paisagens é fascinante, mas é preciso tomar cuidado. Sair acompanhado, sempre que possível, torna o passeio bem mais agradável. Além do mais, se acontecer algo, você terá um ombro amigo com quem pode contar!
.
Luiz Alves
Foto Diogo Brandão
Como já falamos, fotografar natureza exige paciência e atenção. Contudo, essas fotos costumam valer todo o tempo gasto. Além de trazer recompensas artísticas, pessoais, e até mesmo espirituais.
Depois de fotografar, compartilhe com a gente na Facebook e no Instagram com a hashtag #costaverdemar 😉