
Seja qual for a forma que você escolher para pegar seu peixe aqui na Costa Verde & Mar, seja no mar, em uma lagoa ou mesmo em uma peixaria, é importante prestar atenção em alguns detalhes antes de preparar a sua receita.
- Preste atenção no couro do peixe. Veja se por debaixo das escamas está brilhante e, se estiver opaca, não é indicado o consumo.
- Escamas firmes são importantes. Se você puxar uma delas e ela soltar facilmente é um indício de decomposição.
- Olhos brilhantes. Este é o mais popular, mas sempre é bom lembrar. Eles precisam estar em cores vivas. Se estiverem cinzas ou esbranquiçados, já não devem ser consumidos.
- Guelras vermelhas. Também conhecidas como brânquias, esta parte que fica atrás da cabeça deve estar na cor mais avermelhada possível. Tons rosados ou brancos indicam sinal de má qualidade.
- Musculatura firme. Aperte a barriga do peixe e veja se está consistente, sendo que o ideal é seu dedo fazer uma marca que deve sumir em pouco tempo. Caso o couro não volte ao normal, é melhor procurar outro peixe.
- Deve ter cheiro de peixe. Apesar de forte, o odor natural deve ser parecido com maresia (água salgada) ou terra molhada (água doce).
Se você quiser aproveitar mais o tempo do feriado da Sexta-feira Santa com sua família aqui na região, a Costa Verde & Mar conta com muitos restaurantes especializados em peixes e frutos de qualidade.