A infância tem caráter de sustentabilidade com projetos ambientais na Costa Verde & Mar

Costa Verde & Mar >

 

A infância é o momento de aprendizado e diversão. É a idade adequada para ensinar valores para o restante da vida. E nesse intuito, ações desenvolvidas na Costa Verde & Mar contribuem para que crianças aprendam os conceitos de sustentabilidade aplicados na prática. Três grandes projetos aliam o respeito à natureza e ensinam os pequenos que é possível pensar no futuro com qualidade de vida.

 

Parque das Capivaras – Itapema
As capivaras que habitam o Bairro Meia Praia ganharam um espaço oficial, um terreno de 42 mil metros quadrados transformado em reserva ambiental. A região é uma das mais nobres da cidade, perto da praia. Ainda assim, a região de Mata Atlântica será mantida e preservada, para que as 60 espécies de pássaros, cobras, lagartos, graxains, mãos-peladas e as próprias capivaras se conservem na região. A área fica próxima ao Rio Perequê, na divisa com Porto Belo. O melhor horário para avistar os animais é no final da tarde, quando há o aumento da maré e os mamíferos nadam em direção ao rio.

 

blog11

 

Ilha de Porto Belo – Porto Belo
Na Ilha de Porto Belo, o programa legal é o Vivência Ambiental. A ideia é oferecer a experiência de um dia inteiro em contato com a natureza e o conhecimento a respeito de fauna, flora e ecossistemas marinho e costeiro da região, além de informações históricas e culturais. O roteiro completo inclui passeio de barco (sendo duas opções: com volta a Ilha de Porto Belo ou estendido até a Baía de Caixa d’Aço), acompanhado por monitor, que fará uma apresentação da região e respectivas características naturais. A parada na ilha inclui uma aula de biologia marinha; uma caminhada pela trilha ecológica de, aproximadamente, 1,3 mil metros de extensão; visita ao Espaço Histórico Ilha de Porto Belo (mini museu com parte da trajetória de ocupação da ilha ao longo dos últimos 200 anos); almoço, folhetos explicativos e adesivo.

 

Parque da Atalaia – Itajaí
Verdadeiro monumento vivo, o Parque da Atalaia é um local de extrema beleza e riqueza natural. Na morraria predomina a Mata Atlântica, reunindo espécies como aroeira, palmito, peroba, canela, parasitas, epífitas, cipós, guarapuvú, embaúba, araçás, xaxim, além de ervas e arbustos muitos deles medicinais. Quem curte ver os animais, o parque tem tamanduá-mirim, gambá, gato do mato, mão pelada. Em relação às aves foram detectadas 132 espécies pertencentes a 37 famílias como tesourão, tucano de peito amarelo, tucano de bico verde e amarelo, tico-tico, sabiá e saíra. Um mirante ainda apresenta boa parte da cidade aos visitantes. A entrada é gratuita.

 

< Voltar
© Costa Verde & Mar