Com programas para a toda a família em qualquer época do ano, a região recebe milhares de turistas principalmente nas férias de Verão. Gente interessada nas atividades que possam ser praticadas por pais e filhos, de diferentes idades. Pelo menos 13 atividades compõem o roteiro de Ecoturismo e Turismo de Aventura. Prepare-se para essa viagem, conheça os municípios que fazem parte e que atividades podem ser encontradas na Costa Verde & Mar.
Luís Alves
Natureza e cultura. Esses são os principais atrativos de Luís Alves. Da colonização alemã e italiana, a cidade conserva a herança de seus antepassados, seja na arquitetura das casas, nas festas e na gastronomia. A cidade é destaque nacional na produção de aguardente com diversos alambiques e na cultura da banana.
O que fazer: visita a alambique e cicloturismo
Balneário Piçarras
Emoldurada por castanheiras centenárias, sua orla proporciona caminhadas e passeios ciclísticos. A diversidade de opções faz do balneário um dos mais procurados tanto por quem busca descanso e tranqüilidade quanto por quem procura praias ideais para a prática de esportes. A área rural encanta tanto por suas belezas naturais, quanto por sua preservação, formada por pousadas e parque aquático.
O que fazer: cavalgada, cicloturismo, pesque-pague e praia
Penha
Penha é uma cidade que congrega lazer, história, gastronomia e natureza. Possui 19 lindas praias distribuídas em 31 quilômetros de orla marítima. Desfrute de paisagens singulares, tranqüilidade e sossego junto ao mar. Outro destaque de lazer é o maior parque multitemático do mundo, o Beto Carrero World que surpreende e encanta milhares de visitantes todos os anos.
O que fazer: cicloturismo, praia, mirante e trilha
Navegantes
As atividades pesqueira, portuária e naval transformaram a cidade em um dos maiores parques de estaleiros navais do pais. O aeroporto fica a 3 quilômetros do Centro. No turismo, a cidade vem se desenvolvendo em função das belezas naturais dos seus 12 quilômetros de praias, divididos em Praia Central, Meia Praia e Gravatá. Apresenta dunas e restingas preservadas em praticamente toda a sua extensão.
O que fazer: praia e cicloturismo
Ilhota
O município de Ilhota é conhecido como a Capital Catarinense de Moda Íntima e da Moda Praia, pela grande quantidade de empresas dedicadas ao setor. O município oferece bonitas paisagens no entorno do Rio Itajai-Açu. A natureza exuberante, o ar puro e a tranqüilidade são características que tornam Ilhota um destino propício para os amantes do aconchego e do contato com o meio ambiente.
O que fazer: cachoeira, cicloturismo, trilha
Itajaí
O município encontra na atividade portuária seu maior expoente econômico, mas concilia o ritmo às atividades turísticas destacando as belas paisagens naturais, do meio rural às praias, coroadas por atrativos turísticos como o Bico do Papagaio, Parque Natural da Atalaia, Molhe, entre outros.
O que fazer: cicloturismo, mirante, escalada, praia e trilha
Camboriú
O município dispõe de recantos e belezas naturais, cachoeiras, pousadas rurais, pesque-pague e trilhas. O Pico da Pedra é um atrativo a parte, pois possibilita que o visitante desfrute de exuberante vegetação de Mata Atlântica. O clima bucólico de interior fica evidente na praça central da cidade, com suas figueiras centenárias.
O que fazer: cachoeira, cavalgada, cicloturismo e trilha
Itapema
Localizada em um cenário litorâneo com belas paisagens e com a natureza exuberante da Mata Atlântica, Itapema desfruta de uma orla marítima com praias para todos os públicos, dos que buscam sofisticação aos que procuram aventura em meio à natureza intocada e sossego em família.
O que fazer: cicloturismo, mirante, praia, tirolesa e trilha
Porto Belo
A escolha do nome da cidade se deu pelas paisagens magníficas, que reúnem a beleza das praias e a conservação da Mata Atlântica, aliados aos costumes herdados dos colonizadores açorianos e preservados com o passar dos anos. O município geograficamente é um porto natural, que por suas características genuínas e suas belezas, atrai companhias de cruzeiros marítimos tornando-se a Capital Catarinense dos transatlânticos.
O que fazer: cicloturismo, mergulho, praia, stand up padle e trilha
Bombinhas
Bombinhas é considerada um verdadeiro santuário natural. Uma península cercada por baías, costões, enseadas e 39 praias. Reconhecida internacionalmente pelo mergulho e pela beleza de suas praias, a cidade disponibiliza uma ampla e variada estrutura de hospedagem e gastronomia. A herança cultural deixada pelos indígenas e pelos colonizadores açorianos pode ser vivenciada nos museus, nos eventos culturais e no dia a dia da comunidade.
O que fazer: caiaque, cicloturismo, mergulho, mirante, praia e trilha