As obras para a construção da Race Village às margens do Rio Itajaí-Açu estão praticamente concluídas. A montagem de estandes dos patrocinadores, materiais e equipamentos para as oficinas, bem como toda a estrutura que faz parte do evento, deve ser iniciada agora em março, junto com a chegada das equipes de apoio para cada um dos barcos participantes. A cidade sede irá receber o suporte dos outros nove municípios que compõem a Costa Verde & Mar com infra-estrutura turística, de hospedagem, gastronomia e mão-de-obra.
Em novembro de 2011, uma parceria com o Sebrae proporcionou a qualificação profissional do atendimento feito em hotéis, bares, restaurantes e similares com uma série de cursos totalmente gratuitos.
Além disso, a Costa Verde & Mar ainda possui uma série de atrativos naturais como mais de 80 praias com características diferentes para cada tipo de turista. São destinos que vão desde famílias que preferem sossego e tranquilidade até surfistas e adeptos a prática de esportes radicais. Para a assessora técnica de turismo do Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar, Vivian Floriani, a região está prepara para oferecer aos visitantes o que há de melhor no Sul do país. “Se o turista que vêm para participar da Volvo Ocean Race tiver a oportunidade de visitar pelo menos parte das atrações que a Costa Verde & Mar oferece, ele vai levar para a casa uma imagem maravilhosa dessa parte do Brasil”, considera.
A expectativa é que mais de 1,3 milhões de espectadores acompanhem a etapa da Volvo Ocean Race em todo o mundo por meio da cobertura dos veículos de comunicação. Também são esperadas 150 mil pessoas durante o evento, previsto para o período de 4 a 22 de abril. Diante de tanta repercussão, Vivian reforça que a realização de um dos maiores eventos esportivos em todo o mundo em Itajaí é um grande salto para a Costa Verde & Mar em sua divulgação internacional. “Com ela, espera-se iniciar o recebimento de turistas estrangeiros, que até então conheciam muito pouco do Brasil. Cabe a nós colocarmos em prática tudo o que trabalhamos nos últimos meses para bem receber os visitantes”, conclui.