ENTREVISTA: Costa Verde & Mar atrai turistas que buscam natureza e aventura

Costa Verde & Mar >

 

Os atrativos naturais para minimizar a sazonalidade turística da região situada no Litoral Centro-Norte de Santa Catarina existem. Falta é a melhor maneira de aproveitá-los de forma sustentável. Mas já há uma forte preocupação em fazer esse projeto funcionar, com novos roteiros e equipamentos com foco no Turismo de Aventura e Ecoturismo. Depois da identificação das potencialidades, já está em fase final a apresentação do que é considerado pontos fortes e fracos aos técnicos das Secretarias de Turismo. Daí sim chegará a fase final, da formatação turística ideal, com gestores, operadores e turistas bem-recepcionados.
Contratado para fazer o levantamento regional, o Instituto Alouatta aponta um dado importante: essas duas formas de turismo são as que mais crescem no mundo. Somente o ecoturismo tem um crescimento estimado entre 15% e 25% ao ano. Paulo Cadallóra, responsável pelo instituto, explica o que a Costa Verde & Mar pode oferecer aos visitantes.

 

Você acredita que a região da Costa Verde & Mar têm potencial para o turismo de aventura?
Paulo Cadallóra: Sim, a região possui um imenso potencial para as atividades de Turismo de Aventura, pois conta com paisagens de rara beleza cênica que são um convite ao convívio com a natureza.

E quanto ao ecoturismo? Há um potencial nessa área? O que pode ser investido para atrair os turistas que procuram esse tipo de entretenimento?
Paulo Cadallóra: O Ecoturismo também possui grande potencial na região, pois é capaz de unir história, cultura e meio ambiente transformando-se em produtos diferenciados e envolvendo diretamente as comunidades locais. Acredito que a primeira iniciativa é levar ao conhecimento das comunidades como tais atividades podem se transformar em vetores de desenvolvimento econômico dando origem a pequenos e médios empreendedores e, a partir daí, capacitar e orientar, ou seja, o mesmo caminho que vem sendo adotado pelo Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar.

 

O que você viu aqui que achou interessante nessas duas formas de turismo?
Paulo Cadallóra: As viagens com foco na natureza e de experiências ao ar livre já representam 50% do mercado mundial. Deste percentual, 25% são de viajantes que buscam diretamente viagens de aventura e natureza, ou seja, é um mercado em forte expansão e que possui bases sustentáveis de desenvolvimento. Envolve as comunidades, gerando novas formas de renda e desperta uma maior consciência sobre a importância da preservação ambiental.

 

Acredita que investir em turismo de aventura e ecoturismo pode minimizar com o problema da sazonalidade de turistas em períodos fora da temporada?
Paulo Cadallóra: Sem dúvida, o Ecoturismo e o Turismo de Aventura trazem para a região os visitantes que buscam experiências diferenciadas de interação, recreação e lazer, em qualquer época do ano.

 

As praias sempre são exploradas quando o assunto é turismo, mas o que você percebe que a Costa Verde & Mar têm e ainda é pouco valorizado?
Paulo Cadallóra: As próprias praias são um excelente produto para se vender no Inverno, afinal, possuem belas trilhas e contato com as comunidades de pescadores. Uma interação que é possível somente em épocas mais calmas. A região também tem muitas matas com uma fauna riquíssima que pode perfeitamente atrair o turismo científico. Assim como vendemos a agitação na alta temporada, devemos vender a tranqüilidade na baixa temporada.

 

A iniciativa privada também pode ser aliada nesse processo de desenvolver o turismo de aventura e ecoturismo?
Paulo Cadallóra: Eles são atores importantes no processo. O que também deve ser levado em consideração é que as economias do turismo de aventura e ecoturismo são consideradas oportunidades em mercados chamados de oceanos azuis, onde existe um mar de possibilidades para novos empreendedores.

Postado em Roteiro
< Voltar
© Costa Verde & Mar