Faróis da Costa Verde & Mar viram atração no Inverno

Costa Verde & Mar >

 

No Inverno há muitas pessoas que curtem ver de perto as belezas desse trecho do Litoral Catarinense. Entre as atrações, uma bem diferenciada e que passa muitas vezes despercebida em meio aos outros cartões postais. É o caso dos faróis. Criados com a finalidade de iluminar o mar durante a noite, para garantir a segurança das embarcações, essas estruturas hoje ganham uma segunda função. São também pontos de encontro, em que a vista para o mar pode garantir belas fotos.

 

Itajaí, cidade do mar

Em Itajaí, o mais antigo é o Farol de Cabeçudas. Inaugurado em 1902, o espaço é de propriedade da Marinha do Brasil. Têm56 metrosacima do mar e ilumina até30 milhasde distância, o equivalente a54 quilômetros.  Uma curiosidade é que a iluminação é abastecida com energia elétrica, mas em casos de apagão, é acionado um sistema de emergência. Além disso, antes de chegar ao local, o turista pode se aventurar em uma trilha ecológica que dá acesso a praias desertas como a Praia do Morcego e a pequena Praia da Solidão.

 

 

Já o Farol da Boca da Barra é, sem dúvida, o mais procurado por moradores e visitantes. O acesso é fácil, fica na Praia do Molhe. O local é freqüentando diariamente, inclusive à noite, já que todo o local é iluminado para a prática do surfe noturno. Quem aproveitar pode ver de perto a entrada de embarcações pesqueiras e de navios cargueiros. Em alguns períodos do ano, o Farol fica lotado de pessoas que aguardam a chegada de transatlânticos pelo Rio Itajaí- Açu.

 

Um recanto em Navegantes

O Farol da Barra é uma atração turística de Navegantes e um belo cartão postal da cidade. A estrutura, construída entre 1930 e 1938, atrai diversos visitantes, principalmente porque no local é praticada a pesca de arremesso. Além de aproveitar a vista do mar, o espaço fica no Centro do município, o que torna o acesso mais fácil para os turistas.

 

 

< Voltar
© Costa Verde & Mar