Nesta temporada, Porto Belo receberá 14 navios, num total de 35 mil passageiros, apesar da diminuição da escala, alcançará 3 mil passageiros a mais que na última temporada.
Porto Belo por se um porto natural abrigado recebe navios de cruzeiro desde 1998, até 2013 foram 432 escalas, recebendo cerca de 800 mil passageiros que desembarcam na cidade e realizam passeios pelo município e região. O município na temporada de 2011/2012 chegou a receber 52 escala com 120 mil turistas.
Porto Belo obteve homologação de 1º IPT – Instalação Portuária de Turismo do Brasil e pleiteia a autorização para alfandegamento. O declínio no número de escalas se explica pela falta desta autorização que obrigada as cias marítimas a realizarem paradas em outros portos para se nacionalizarem e com isso perde-se um tempo precioso em relação ao aproveitamento do turista nos passeios terrestres. O atraso chega a ser de 4 a 6 horas.
Outro fator se deve as altas taxas cobradas para que os navios possam atracar na costa brasileira. Isso reflete em todo o país, aonde o número de navios que chegam para a temporada diminui a cada ano e o de escalas acompanha esta queda.