Ilhota é conhecida como a capital da moda íntima e moda praia de Santa Catarina. Já nas rodovias que levam ao município fica evidente o forte comércio impulsionado pelo setor têxtil. Desfiles e feiras de moda são eventos constantes na agenda da cidade. Mas não é apenas de guarda-sóis que a cidade é feita. A economia local também é mantida pela comercialização de móveis, em especial, os de estilo rústicos, que em sua boa parte são confeccionados a partir de madeira de demolição. Colonizada por imigrantes belgas, o artesanato é um prato cheio para os visitantes. Falando em prato, a gastronomia é outro atrativo que desperta a curiosidade e arranca suspiros de quem degusta as iguarias servidas nos restaurantes distribuídos pela cidade.
As tradições ancestrais ainda hoje são mantidas. O mês de maio recebe a festa do Divino Espírito Santo que reúne a população para celebrar a religiosidade. Os habitantes locais têm um espírito receptivo e dessa forma não podia ficar de fora das atividades anuais, o Encontro dos Amigos realizado sempreem junho. Asfestividades seguem até o final do ano. Em setembro, é a Expo Belga que movimenta a região. E no percurso, as estradas do interior compõem parte do roteiro do Cicloturismo. Fechando o ano está o Festival de Terno de Reis realizados entre dezembro e janeiro.
Cada vez mais esse cantinho da Costa Verde & Mar procura por atrativos que atendam visitantes e turistas em seus anseios, mas que não derrotem as tradições construídas há décadas atrás.