Itajaí é hoje uma das 20 melhores cidades para se viver no Brasil de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) . Mas, não é só por isso. A cidade reserva ainda uma série de atrações naturais que encantam não só os turistas, mas aqueles que vêm morar por aqui. Afinal, não há nada melhor do que poder estar no Centro da cidade e em menos de 5 minutos mudar para um cenário de belezas totalmente naturais e de alegria contagiante.
Crescida à beira do Rio Itajaí-Açu, o tempo construiu locais pitorescos que aguçam a curiosidade de visitantes, como exemplo temos o Bico do Papagaio.
Iniciado por meio de explosões feitas no intuito de abrir passagem entre o Centro de Itajaí e a praia de Cabeçudas, a figura exótica que lembra a cabeça de uma ave foi esculpida através do passar das estações. A Praia de Jeremias, de águas limpas, rasas e calma, ao longo dos seus200 metros, torna-se quase um recanto particular. É nela que está localizado o exuberante Bico do Papagaio, um dos cartões postais de Itajaí. O acesso a praia se dá por suas extremidades, passando entre as construções dos casarios erguidos ao redor da areia.