4 dicas do que fazer na região no período que antecede a Páscoa

Costa Verde & Mar >
CVM-09-04-02

No período em que os católicos celebram a Quaresma, os pescados ganham força por conta da tradição de comer peixe nesta época. E a Costa Verde & Mar tem uma variedade de oportunidades para aguçar o apetite e contribuir com o turismo, já que parte da atuação da comunidade serve de atrativo para os visitantes. Os roteiros de Ecoturismo, de Experiência e Cultural possuem dicas do que fazer aqui pela região.

 

Mercado Público

Algumas cidades da Costa Verde & Mar possuem mercados de peixes, mas o de Itajaí (por ser o maior porto pesqueiro do Brasil) chama a atenção pela variedade. Pescados e frutos do mar são expostos em boxes logo depois de retirados da água. São frescos, saudáveis e dão água na boca. E se a vontade de degustar é tamanha e você não consegue conter a ansiedade, ali ao lado, nos restaurantes que integram o complexo do Mercado Público, é possível levar o pescado para ser preparado e você poder saborear. Esta é uma modalidade comum e chama a atenção de quem não conhecia este sistema.

 

Pesque-pague

Em Camboriú, Itapema, Porto Belo, Navegantes, Ilhota e Balneário Piçarras, são comuns as lagoas com peixes vivos para serem capturados por quem ama uma pescaria. Os lugares possuem lagoas naturais ou artificiais, onde o visitante paga pela quantidade de quilos de peixes capturados durante o período em que permanecer no local. Na Costa Verde & Mar, estes estabelecimentos são verdadeiras áreas de lazer que dão a possibilidade de ter contato com a natureza e pescar espécies como tambaqui, pacu carpa, bagre e tilápia. Estes locais são ótimos para momentos com a família. As crianças adoram iniciar nesta atividade e os adultos ficam ansiosos por degustar os saborosos pescados.

 

Restaurantes Típicos

Se tem algo que combina com o turismo é a gastronomia. E além de uma infinidade de alternativas, a Costa Verde & Mar possui agora um Tour de Experiência que contempla uma relação diferente do visitante com a comida. Na Risotteria Arancina, de Balneário Piçarras, o participante vai cozinhar seu próprio almoço acompanhado da chef Vanessa Vagnotti, que encantou os jurados do maior reality gastronômico do mundo. O ambiente é acolhedor, com decoração cuidadosa em cada detalhe e localizado de frente para o mar, praticamente com o pé na areia.  Já no Restaurante North Beach, a experiência está no cardápio com pratos típicos da região e um espaço ambientado com painéis do Museu Oceanográfico Univali trazendo à memória a importância da preservação e cuidados com a natureza.

 

Puxada de peixe

Ao longo do litoral da Costa Verde & Mar é comum a atividade pesqueira. Profissionais da área mantém viva a tradição da pesca e encantam aqueles que ficam na praia observando momentos como a puxada de rede. Em períodos de safra, como a da tainha, são milhares de peixes trazidos da água. Um verdadeiro espetáculo.

Postado em Fica a dica
< Voltar
© Costa Verde & Mar