7 praias da Costa Verde & Mar com nomes curiosos

Costa Verde & Mar >
CVM-04-02-02

Santa Catarina é um estado rico em belezas naturais e praias de encher os olhos, mas você já parou para pensar na origem dos nomes de algumas praias? Escolhemos 7 praias da Costa Verde & Mar com nomes curiosos e com origens peculiares.

1. A
Praia da Sepultura é uma das jóias de Bombinhas

A explicação mais popular para o nome desta linda praia de Bombas vem do período da colonização do Brasil, quando dois escravos teriam brigado na praia e um deles morreu e foi enterrado ali.

 

A notícia se espalhou na comunidade, que começou a se referir à praia “da sepultura”. Não há registros oficiais deste fato, porém se você ficou espantado ou com medo, pode ficar tranquilo, se há algo fora do comum na Praia da Sepultura é a beleza que ela tem. Além disso, a Praia da Sepultura é uma das mais indicadas para quem gosta de praticar Snorkel, pois a água é limpa e bem calma.


Como Chegar na Praia da Sepultura na Costa Verde & Mar

 

O acesso é pela Rua das Garoupas que é continuação da Av. Vereador Manoel José dos Santos. Siga neste caminho e irá chegar a um estacionamento particular, ali há uma trilha de 200 metros que te leva à Praia da Sepultura. A circulação é livre para pedestres.

 

2. O Caixa D’Aço é o lugar certo para aparecer ou se esconder em Porto Belo
O nome desta paradisíaca praia de Porto Belo é historicamente atribuído ao almirante português Robert MacDouall. Conta a história que no dia 17 de fevereiro de 1777, o oficial se refugiou na enseada para evitar o combate com uma esquadra espanhola de 116 navios comandada por Pedro Cevallos Cortéz y Calderón. Os espanhóis procuraram sem sucesso o almirante, e rumaram à Ilha de Santa Catarina. Assim, a fama da enseada do Caixa D’Aço, se espalhou entre as embarcações que buscavam esconderijos na época.

 

Atualmente tem acontecido exatamente o contrário. O Caixa D’Aço tem sido ponto de encontro de famosos e celebridades que não se incomodam em aparecer nas capas de revistas. Um exemplo é o vídeo clipe oficial da música “Ai se eu te pego”, do cantor Michel Teló, que foi gravado lá e conta com mais de 44 milhões de visualizações na internet.

 

Sinal de que seja para se esconder ou para aparecer, o Caixa D’Aço é um bom lugar para as duas situações. A Praia do Caixa D’Aço, também é uma colônia de pescadores, possui uma pequena faixa de areia escura com mar calmo e águas mornas. O local conta também com bares flutuantes, onde os proprietários de lanchas e iates costumam atracar para saborear petiscos à base de frutos do mar ou se refrescar com bebidas geladas.


Como Chegar na Praia do Caixa D’Aço na Costa Verde & Mar

 

Vindo pela BR-101, siga pela principal estrada de Porto Belo que leva às praias, a Rua Domingo José dos Santos. Logo depois de passar a Praia do Araça, entre na primeira rua à esquerda e logo chegará à Praia do Caixa D’Aço.

 


3. A
Praia de Cabeçudas é uma das principais de Itajaí

A praia de Cabeçudas recebeu este nome por abrigar enormes pedras arredondadas que se assemelham a cabeças grandes, daí o nome. Segundo a história, já foi moradia de populações indígenas, os tupi-guaranis ou carijós. A praia de Cabeçudas é uma das principais praias de Itajaí e tem uma ótima infraestrutura para os banhistas.
Uma das atrações na praia é o Farol de Cabeçudas, que costuma ser muito fotografado pelos turistas e visitantes. Famosa por ser o lar de políticos e empresários que marcaram a história de Santa Catarina, a Praia de Cabeçudas, é considerada o berço catarinense do turismo de sol e mar, pois foi a primeira a receber um hotel perto do mar. Foram os imigrantes europeus, que no período da colonização, descobriram os benefícios das caminhadas à beira-mar.


Como Chegar na Praia de Cabeçudas na Costa Verde & Mar

Localizada entre as praias do Atalaia e da Solidão, é uma das principais da cidade e tem fácil acesso pela região central. Há placas de sinalização que conduzem até Cabeçudas, também é lá onde está localizado o Cabeçudas Iate Clube, por isso é fácil acessar a praia de barco.

 

4. A Praia Bacia da Vovó em Penha encanta todas as idades
A origem oficial do nome da Praia Bacia da Vovó é desconhecido, porém a explicação popular é a de que a praia tenha esse nome por ser muito frequentada por idosos. Afinal, se depender da calmaria das águas e do ambiente pacato é bem possível que muitas vovós prefiram levar os netinhos para se divertir com tranquilidade.
Com areia branquinha e água transparente, a Praia da Bacia da Vovó possui grandes árvores de sombreiros em sua orla, o que faz dela, ideal para levar as crianças. Se quiser um lugar com sombra na alta temporada, chegue cedo, cada cantinho é concorrido.


Como Chegar na Praia Bacia da Vovó

Fica localizada entre as praias da Saudade e Alegre. Para chegar lá siga pela Av. Nereu Ramos de Penha e entre a esquerda na Rua Possidônio Silva Marçal e siga até chegar na Av. Prefeito Henrique Assis, que se estende ao longo da orla da Praia Bacia da Vovó.

 

5. O Bico do Papagaio divide opiniões na Praia do Geremias, em Itajaí

O Bico do Papagaio é uma das atrações turísticas do estado, fica localizado na Praia do Geremias, em Itajaí. O nome vem da exótica formação rochosa de quatro metros e meio de altura com forma da cabeça de um papagaio gigante.
A história da pedra tem duas vertentes. A primeira, afirma que se trata de uma formação natural que existe há muito tempo. A outra surge na época em que foi construída a estrada que faz a ligação do centro de Itajaí ao bairro de Cabeçudas, quando algumas rochas precisaram ser implodidas. Depois de uma dessas intervenções observou-se que uma das rochas tomou forma de pássaro. O local é aberto à visitação e possui um mirante com vista para a praia.
Já a Praia do Geremias tem origem no nome de um antigo morador da região, descrito como muito simpático, falante e com grande facilidade para fazer amizades, e que assim acabou conquistando a simpatia de quem frequentava a Estrada Geral de Cabeçudas.


Como Chegar no Bico do Papagaio e na Praia do Geremias

Situada entre as praias do Atalaia e de Cabeçudas, é possível chegar à Praia do Geremias pela Av. Deputado Francisco Evaristo Canziani.

 

6. O Retiro dos Padres em Bombinhas, já teve outro nome

A Praia do Retiro dos Padres em Bombinhas já foi chamada de Praia dos Ingleses por ter abrigado um navio inglês avariado, durante o século XIX. Em 1967, foi comprada por padres católicos, que ergueram ali uma casa para retiros espirituais (hoje área de camping), e foi assim que começou a ser chamada desde então.

Tem cerca de 260 metros de faixa de areia com formações rochosas em toda extensão, é rodeada por uma montanhosa e rica Mata Atlântica. As águas são cristalinas e um pouco agitadas, propícias ao mergulho e ao surfe. A infraestrutura conta com restaurantes, bares, camping e pousadas próximas.

A Praia do Retiro dos Padres também é referência na Pesca Artesanal da tainha, nos meses de maio a julho. O local é conhecido por ter registrado a captura do maior lanço de tainha dos últimos anos, com quase 40 mil peixes em um único lanço em 2016.


Como chegar ao Retiro dos Padres

O acesso à praia é feito a partir do centro da cidade de Bombinhas, seguindo até o final da Avenida das Garoupas. No canto direito há acesso para duas trilhas, uma que segue até a ponta da praia e de nível fácil; e outra que segue até a Praia de Quatro Ilhas, que possui um nível mais elevado e é utilizada em provas de trail run.

 

7. A Praia de Piçarras é a principal no Balneário

O nome da principal praia de Balneário Piçarras tem origem obviamente no nome da cidade. De acordo com historiadores da região, foi por causa da grande quantidade de rochas de argila, que recebe o nome de piçarra, encontrada em abundância no subsolo do município, que surgiu o nome.

A piçarra ou piçarro, como também é chamada essa argila, é muito comum no Nordeste brasileiro, sendo citada no poema Morte e Vida Severina de João Cabral de Mello e Neto: “Para quem lutou a braço contra a piçarra da caatinga, fácil será amansar esta aqui, tão feminina…”.

Considerada umas das praias com a melhor balneabilidade do estado, a Praia de Piçarras, é a mistura perfeita de agito no verão e tranquilidade de praia de pescadores no Inverno, propícia para a prática de esportes e caminhadas. Ideal para famílias com crianças.


Como chegar à Praia de Piçarras

Situada entre a Praia da Palmeira e a Barra do Rio Piçarras, conta com aproximadamente 8 quilômetros de extensão. Há várias formas de chegar até a Praia de Piçarras, a principal delas é pela Av. Getúlio Vargas, uma das entradas da cidade.
E aí, gostou desse conteúdo? Se você conhece alguma praia com nome curioso que faz parte da Costa Verde & Mar, mande para nós, quem sabe fazemos um outro texto com outros destinos.

< Voltar
© Costa Verde & Mar