9 igrejas para visitar durante a Quaresma na Costa Verde & Mar

Costa Verde & Mar >

Com forte aptidão turística em diferentes frentes, incluindo religiosa, a Costa Verde & Mar tem uma série de possibilidades para desfrutar no período de Quaresma e Páscoa. A visitação de igrejas e monumentos religiosos está nesta lista. Conheça 9 igrejas para visitar durante a Quaresma na Costa Verde & Mar.

.

Igreja Matriz Santa Inês recebe os visitantes de Balneário Camboriú.

igreja-matriz-balneario-camboriiu

.Mantida pela Arquidiocese de Florianópolis, a Igreja Matriz Santa Inês começou a ser construída em 1933 pelos freis da ordem franciscana de Blumenau. O prédio que existe até hoje em dia na Rua 901 é dos anos 1970.  Durante a temporada de Verão é grande o número de visitantes, principalmente de fora do país. Por isso, são realizadas missas em espanhol. O prédio está aberto a visitação gratuita e com missas de terça a sábado, às 17h e 19h. Aos domingos, as missas são às 7h, 8h30min, 10h, 18h e 19h30min.

 

Pequena e charmosa, Ilhota tem a Igreja São Luis GonzagaSONY DSCDesde 1945 a Comunidade de São Luís Gonzaga já se reunia para a reza do terço aos sábados e domingos. Essa atividade ocorria ao ar livre tendo como sinal muito forte dos cristãos a cruz, que foi colocada pelos missionários vários anos antes. Com todo este fervor e vontade do povo de ter uma capela, a comunidade se reuniu para a construção do espaço. Ela fica na Rodovia Jorge Lacerda, na Barra de Luís Alves, e integra a lista de 9 igrejas para visitar durante a Quaresma na Costa Verde & Mar..A Igreja São Luis Gonzaga funciona o ano todo, com missas no primeiro sábado de cada mês a partir das 18h ou nos outros dias com agendamento.

.

Capela de Bombinhas sofreu com a queda de raios e hoje está reconstruída

capela-nossa-senhora-imaculada-conceicao-bombinhas

No começo da década de 1910, a Capela Nossa Senhora da Imaculada Conceição começou a ser erguida com a ajuda da comunidade. As terras, sinos, tijolos, telhas foram doados pela população que em forma de mutirão construiu a capela, inaugurada em 1928. Sua primeira reforma foi em 1930, após ser atingida por um raio. Em 1952 a capela necessitou novamente de reparos e, no ano de 1968, foi novamente atingida por raios, ficando em ruínas. Em 2001, um empresário local adquiriu o terreno e buscou informações para a reconstrução da igrejinha, devolvendo-a à comunidade em forma de resgate histórico e cultural. Ela fica na Rua Cherne, no Centro. Está aberta o ano todo, de segunda a sábado, das 9h às 17h. A visitação é gratuita e autoguiada.

.

Penha tem uma das mais antigas capelas da Costa Verde & MarSONY DSCA Capela de São João Batista em Penha começou a ser construída em 1759. Ela servia à praticamente toda a região litorânea entre Camboriú à foz do Rio Itapocu no que diz respeito a batizados, casamentos e óbitos. É um modelo padrão da Coroa Portuguesa dispondo de Altar, sacristia, coro e pia batismal. Foi tombada como Patrimônio Estadual em 1998. Está localizada na Avenida São João, bairro Armação. Funciona o ano todo, mas é preciso agendar as visitas que são autoguiadas.

.

Técnica construtiva dos colonizadores ainda presente na Igreja Matriz de Porto BeloSONY DSCFundada em 1814 e tombada por lei estadual em 1998, a Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Aflitos já passou por três reformas externas e internas. De sua origem, permanece intacto o altar dos fundos cuja parede foi feita com gordura de baleia, uma técnica construtiva comum entre os colonizadores portugueses. A igreja fica na Avenida Governador Celso Ramos, nº 1445, no Centro. Está aberta o ano todo, às terças e quintas-feiras, das 8h30min às 17h30mi, e aos sábados das 8h30min às 11h30min.

.

Camboriú tem uma das mais antigas arquidioceses de Santa Catarina

SONY DSC

Entre as mais antigas arquidioceses de Santa Catarina, está a Paróquia do Divino Espírito Santo, de Camboriú, que foi criada em 1849.  Fica no Centro da cidade e mantém-se em ótimo estado de conservação, se destacando pelos traços europeus da arquitetura. A Igreja é local de celebrações importantes para a comunidade católica do município, sendo palco também da Festa do Divino Espírito Santo, tradicional evento da região. Fica na Rua Gustavo Richard, no Centro. Funciona o ano inteiro, de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 14h às 17h30min, aos sábados das 8h às 12h e domingo das 7h às 10h.
.

Santuário homenageia Nossa Senhora dos NavegantesSONY DSCAs famílias de pescadores do pequeno povoado se reuniam nas casas de um ou outro vizinho para a oração do terço e cânticos. Os santos de devoção eram Santo Amaro e São Sebastião, além de Nossa Senhora dos Navegantes, invocada pelos profissionais da pesca e suas famílias. Em 1896 chegou pelo rio a imagem da santa que se tornaria a padroeira de Navegantes. Neste mesmo ano, começou a construção de uma pequena capela. A partir daí, todos os anos, no dia 2 de fevereiro, realizava-se uma procissão pelo rio. A atual igreja aberta aos visitantes iniciou sua construção nos anos finais da década de 1950 e foi inaugurada no ano da criação da paróquia, em 1962. Fica na Praça Nossa Senhora dos Navegantes, e está aberta o ano inteiro, de segunda-feira a sábado, das 8h às 11h30min e das 14h às 18h.

.

Igreja Matriz Santíssimo Sacramento é o maior monumento de Itajaí

SONY DSC

Uma das mais fotografadas igrejas matrizes da Costa Verde & Mar,  a do Santíssimo Sacramento, de Itajaí, está na Praça Governador Irineu Bornhausen, no Centro. Foi fundada em 1940 pelo vigário Padre Jose Locks e foi inaugurada 15 anos após a construção. Na arquitetura, tem elementos românticos e neogóticos e, no interior, pinturas dos artistas italianos Emilio Sessa e Aldo Locateli. Vale destacar as estrelas e os capiteis das colunas que são folheados a ouro. É o maior monumento artístico e cultural da cidade. A visitação pode ser feita o ano  todo, de segunda à sexta-feira das 8h30min às 11h30min e das 13h30min às 18h.

.

Balneário Piçarras sedia a Igreja Nossa Senhora da Paz

SONY DSCAntes pertencente a Penha, a Paróquia Nossa Senhora da Paz passou a integrar o município de Balneário Piçarras em 24 de janeiro de 1973. Fica na Avenida Nereu Ramos, s/n, no Centro, e está funcionando de terça-feira a domingo, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min. Pelo local, a visitação é gratuita e autoguiada.

< Voltar
© Costa Verde & Mar