Assinado contrato que garante a etapa brasileira da Volvo Ocean Race em Itajaí

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Itajaí representa mais uma vez Santa Catarina e o Brasil na Volvo Ocean Race, o maior evento de vela do mundo. A edição 2017-18 chega ao município em abril do próximo ano para a 13ª edição do evento. Na manhã desta quarta-feira (15), o governo do estado assinou o contrato que garantem os recursos para a Stopover Itajaí.

O secretario municipal de Turismo, Evandro Neiva, destaca que o desafio é despertar na população o sentimento de que Itajaí representa o país inteiro em um evento internacional de grande porte. Com isso, promover a região como destino turístico e impactar a economia. “Itajaí corria o risco de perder o evento para Salvador. Investimentos todos os esforços e articulamos com a diretoria da Volvo para mantermos o evento na cidade. Vamos receber a Fóruma 1 do esporte náutico e todos os benefícios que o evento traz”, avalia Neiva.

Leonel Pavan, secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, também ressalta que os R$ 4,7 milhões repassados pelo governo estadual ao evento é um investimento que traz benefícios a curto e longo prazo, consagrando internacionalmente o Município de Itajaí e o Estado como referência no esporte e no turismo náutico.

Durante o evento de assinatura do contrato de apoio financeiro, foram apresentados os resultados da edição de 2015, levantamento realizado em parceria com o Instituto de Pesquisas Sociais da Univali, que comprovam os reflexos positivos da Volvo Ocean Race em Itajaí.

A Vila da Regata brasileira ficará aberta ao público de 05 a 22 de abril de 2018. A previsão é que os primeiros barcos cheguem ao litoral catarinense no dia 08 de abril. No dia 20 de abril será realizada a In-Port Race, uma competição que é realizada nos locais de parada. No dia 21 os barcos estarão abertos ao público e, no dia 22, será a partida das equipes de Itajaí rumo a New Port (EUA).

Resultados alcançados em 2015

Impacto no turismo
320 mil visitantes na Vila da Regata + 32 mil espectadores nos molhes da Atalaia e nas praias
Incremento de 25% em relação a 2012, quando foram registrados 282 mil visitantes

Impacto na economia
2.108 empregos diretos gerados para o evento ou por causa do evento (logística na Race Village; alimentação, bebida, infraestrutura, expositores, transporte, programação musical, entre outros)

A etapa da Volvo Ocean Race 2015 em Itajaí gerou R$ 82 milhões na economia nacional, deste montante:
R$ 38,8 milhões em Itajaí
R$ 15,9 milhões na Região da Costa Verde Mar
R$ 7 milhões de outras regiões do Estado

Mídia
7.663 horas de transmissão sobre a Volvo Ocean Race em TV Internacional, com audiência estimada 1.66 bilhões
242 canais de TV
83 países
12,8 milhões de visualizações no Canal Oficial

234 horas de transmissão em TV Nacional, com audiência estimada 14.4 milhões
3,5 milhões de euros (valor estimado caso investido em mídia)

262 jornalistas credenciados (2012)
386 jornalistas credenciados (2015), incremento de 32%

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