Como higienizar os itens de viagem

Costa Verde & Mar >
Pixabay

.

A situação atual pede cuidados extras com a higiene pessoal e também de itens em nossas casas. Com o confinamento social, muitas pessoas estão buscando o que fazer e nós indicamos dedicar um tempinho à limpeza dos objetos de viagem, pois nem sempre fazemos a higienização correta e temos muito contato, certo?
.
.

Foto pxfuel
Foto pxfuel

.

.

MALAS

.
Por serem companhias indispensáveis nas viagens, as bagagens são constantemente expostas a ambientes sujos e contaminados. Já parou para pensar por quantas pessoas sua mala é direcionada de seu embarque até desembarque? Entretanto, na correria do dia a dia, o cuidado higiênico desses itens pode passar despercebido por muitos viajantes.

.
Além disso, é preciso ater-se a detalhes para que seus pertences não sejam prejudicados no processo de lavagem! Malas de viagem vêm de diversos tipos de materiais de fabricação, e cada um deles possui uma maneira diferente de desinfetar que explicaremos a seguir. Aqui vão algumas dicas para tirar o cheiro de mofo de suas bagagens e higienizá-las.

.

.

Malas de couro, ABS e policarbonato

.
Essas malas são as mais rígidas e, portanto, são muito propensas a receberem arranhões nas idas e vindas de sua viagem. Para a limpeza, é indicado utilizar apenas panos úmidos (sem produtos de limpeza abrasivos) para retirar impurezas da superfície. Cuidado com a quantidade de água aplicada para evitar eventuais manchas no material interno. Lembre-se de passar o pano úmido nas rodinhas e nos zíperes também, já que ambos têm muito contato com a sujeira.

.
Para evitar arranhões nas malas de couro, procure hidratar o tecido com uma cera específica, encontrada em sapatarias.

.

.

Foto pxhere
Foto pxhere

.

.

Malas de poliéster

.
As malas de poliéster, por serem feitas de tecido sintético, são muito sensíveis e retêm sujeira facilmente nas andanças de viagem. Para limpá-las, utilize um pano umedecido em água. Caso a sua bagagem já possua manchas, use detergente neutro e alvejante sem cloro, para não agredir o material. Não esfregue demais o tecido para evitar que seja danificado.

.
O forro das bagagens é geralmente fabricado com nylon, material que pode ser desinfetado facilmente com pano úmido e detergente neutro. Caso sua mala seja de algodão retirável, é possível lavá-los na máquina, mas tomando o cuidado de não molhar a parte de dentro da mala.
Não esqueça do pano úmido com um pouco de álcool nas rodinhas e zíperes!

.

.

Saiba como guardar as malas de viagem

.
Para armazená-las, evite empilhá-las ou colocá-las deitadas com objetos pesados sobre elas. O ideal é posicionar suas bagagens na vertical e em ambientes secos. Se você possui capas para malas, elas ajudam imensamente ao evitar o acúmulo de poeira e lembre de lavá-las também.

.

.

FONES DE OUVIDO

.
Os fones de ouvido intra-auricular são os mais propícios a acumular sujeiras. Muitas vezes, na pressa do dia a dia, os jogamos nas bolsas e nos esquecemos de fazer a higienização desse objeto indispensável para viagens longas.
Para limpá-lo é simples: caso seu fone possua a proteção de silicone, retire-a e esfregue com uma escova de dentes delicadamente as duas partes separadamente. Depois, com um papel toalha umedecido com álcool, limpe a superfície de ambos. Para remover o excesso de sujeira, um cotonete é necessário para alcançar os lugares pequenos dos fones. Pronto! Depois disso resta apenas passar um pano seco para secar seus fones.

.
Já para os fones headset, o processo é parecido. Na maioria dos casos, o item possui uma espuma removível (se esse não for o caso do seu, siga os passos do fone intra-auricular normalmente), nesse caso, remova a espuma que envolve o fone e lave-o com água morna e detergente neutro. Não o coloque de volta até estar totalmente seco. Para a outra parte do headset, siga os mesmos passos que indicamos para limpar o fone intra-auricular e pronto!

.

.

Foto pixabay
Foto pixabay

.

.

Almofadas de pescoço

.
Apesar de dispensáveis, muitos viajantes não abrem mão do conforto de tê-las. Para limpeza desses itens o procedimento é o mesmo das almofadas tradicionais, atendo-se somente aos seus materiais de fábrica. Normalmente, é recomendado que sejam lavadas a cada 6 meses para que as bactérias e sujeiras não se acumulem, porém, em casos mais cautelosos e extremos, como com a situação do COVID-19, sugerimos que a limpeza seja feita antes e depois de cada viagem e que somente o passageiro tenha contato com o objeto.

.
Para almofadas de pena e poliéster a higienização é simples: basta colocá-las na lavadora. Nunca adicione sabão em pó, tente utilizar apenas utilizar sabão líquido ou detergente na lavagem. No compartimento de amaciante coloque vinagre branco.

.
Caso sua almofada seja feita de espuma, basta seguir os mesmos passos, mas usar a máquina de lavar no ciclo delicado, para que não agrida a almofada.

.

.

Máscaras para dormir

.
Este é um item que muitos levam na bagagem ao viajar e se esquecem dos riscos do contágio. Por ter contato direto com rosto de quem a usa, as máscaras para dormir podem contaminar facilmente viajantes desatentos.
Para a higienização, lave-a com água corrente e sabão neutro diariamente e deixe-a secar a sombra. Não utilize produtos com cheiro ou álcool. Profissionais recomendam lavar esse tipo de item frequentemente.
Evite também compartilhar sua máscara até mesmo com conhecidos.

.

.

E então, está se sentindo mais relaxado para a próxima viagem? Atenha-se às nossas dicas para limpar os itens de viagem e aproveite ao máximo!

< Voltar
© Costa Verde & Mar