Dia Internacional dos Museus | Locais para visitar e resgatar a história da Costa Verde & Mar

Costa Verde & Mar >

Palácio Marcos Konder. Crédito da foto: Marcos Porto | Prefeitura de Itajaí

.

Mais do que um lugar para armazenar objetos históricos, os museus são verdadeiras fontes de informações sobre tradições, costumes e hábitos dos antepassados. Neste Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio, te convidamos a conhecer mais da cultura da Costa Verde & Mar deixada pelos colonizadores e que segue muito presente no nosso cotidiano. Para auxiliar na escolha, selecionamos alguns locais que carregam muito da história da nossa região:

.

Museu Oceanográfico: localizado em Balneário Piçarras, é considerado o maior das Américas e o terceiro maior do mundo, pois reúne um dos principais acervos de história natural.

Para visitar: https://costaverdemar.com.br/novo/roteiro-cultural/museu-oceanografico-univali/

.

Museu oceanográfico. Crédito da Foto: Wagner José Mezoni | Univali
Museu oceanográfico. Crédito da Foto: Wagner José Mezoni | Univali

.

Oficinas Líticas: este é o nome dado a vestígios de indígenas e habitantes pré-colombianos que produziam instrumentos a partir do polimento de pedras. É possível encontrar esses vestígios na orla Central de Penha.

Para visitar: https://costaverdemar.com.br/novo/roteiro-cultural/oficina-litica/

.

Palácio Marcos Konder: construído em 1925 no município de Itajaí, funcionou como Câmara de Vereadores, sede da administração municipal e hoje é um museu com um acervo e mais de duas mil peças que contam mais da história local.

Para visitar: https://costaverdemar.com.br/novo/roteiro-cultural/palacio-marcos-konder/

.

Tributo a um Campeão – Ayrton Senna: localizado em Camboriú, o memorial reúne mais de 1,5 mil peças que contam a trajetória do ídolo da Fórmula 1. Entre o acervo, é possível ver capacete, macacão, quadros, medalhas, entre outros.

Para visitar: https://costaverdemar.com.br/novo/roteiro-cultural/memorial-ayrton-senna/

.

Museu Charles Darwin: criado para divulgar as teorias do naturalista britânico sobre a origem e a evolução da vida, conta com exposição sobre baleias, golfinhos e um vasto acervo de esqueletos, peças de naufrágios, rochas e minerais, insetos, corais, crustáceos, entre outros, que ilustram temas da geologia, arqueologia e anatomia.

Para visitar: https://costaverdemar.com.br/novo/roteiro-cultural/museu-charles-darwin/

.

Acervo Museu Charles Darwin
Acervo Museu Charles Darwin

.

Ecomuseu: com diversas peças arqueológicas e biológicas, é um convite para quem quer saber mais sobre a vida marinha local. Sua localização é privilegiada, já que está situado na Ilha de Porto Belo. A visitação, porém, fica restrita aos dias de funcionamento da ilha.

Para visitar: https://costaverdemar.com.br/novo/roteiro-cultural/eco-museu-univali/

.

Complexo de museus: localizado em Balneário Camboriú, reúne diversos focos de museus, como o Arqueológico, o do Pescador, o do Artesanato e Folclore, e Oceanográfico e o da Taxidermia e Esqueletos.

Para visitar: https://costaverdemar.com.br/novo/roteiro-cultural/complexo-de-museus/

.

Diante da atual situação, as visitações estão ocorrendo em dias e horários diferenciados. Por isso, quando programar o seu passeio, entre em contato com o local escolhido e faça o agendamento. A medida é necessária para garantir uma experiência completa e com segurança para todos.

.

Lembre-se: quando for realizar a visita, siga as orientações dos órgãos de saúde. Use máscara durante todo o passeio, faça a higienização das mãos e mantenha o distanciamento de segurança. Faça a sua parte pelo bem de todos.

.

 .

Todas as informações contidas nessa matéria estão de acordo com as normas do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e ainda das Prefeituras Municipais. Para mais informações acesse: www.saude.gov.br, www.coronavirus.sc.gov.br, www.citmar.sc.gov.br.

.

.

 

< Voltar
© Costa Verde & Mar