Época da tainha movimenta a região da Costa Verde & Mar

Costa Verde & Mar >
ODP-14-05-02

A pesca artesanal da tainha é um evento tradicional recorrente em todos os anos. Realizado no período de maio a julho, permeia gerações passando de pais para filhos. Essa atividade é frequente em 17 portos distribuídos pela região da Costa Verde & Mar, nas praias de Bombas, Bombinhas, Sepultura, Retiro dos Padres, Quatro Ilhas, Mariscal, Canto Grande, Conceição e Praia da Tainha.

A pesca da tainha é feita na região por meio da utilização de uma canoa, muitas vezes chamada de “canoa de um pau só”, justamente por ser construída de um único tronco e um cerco com redes que pegam cardumes.

Por se tratar de um período de grande importância na região, neste período é extremamente proibida à prática de alguns esportes náuticos, como surf, vela e motoaquática, além da navegação de qualquer tipo de embarcação de lazer, a menos de 800 metros da arrebentação das praias e 80 metros, nos costões

A pesca da tainha é um evento importante para muitas pessoas e famílias que residem nas cidades que possuem essa atividade, até porque muitos utilizam como fonte de renda e gera um crescimento significativo para a economia local.  É um banho de tradição e cultura que movimenta uma das regiões mais belas do Brasil.

 

< Voltar
© Costa Verde & Mar