Observa Costa Verde & Mar – Aves da Minha Janela encontro virtual de observação, reúne observadores de todo Brasil

Costa Verde & Mar >
1

Foto Danielle Garcia | Balneário Piçarras (SC)

.

Por Instituto Alouatta

.

Domingo 19 de abril 2020 – um dia ensolarado em quase todo território nacional e, como dizem o observadores de aves, clima excelente para passarinhar. Mas em tempo de quarentena é preciso ser criativo e inovador, foi com esta proposta que nasceu o 1º encontro virtual de observação de aves do país. Uma iniciativa da região turística Costa Verde & Mar através do CITMAR, entidade de turismo da região, com apoio da secretaria de turismo de Balneário Piçarras e a realização do Instituto Alouatta.

.

2

Foto Danielle Garcia | Balneário Piçarras (SC)

.

O evento reuniu 93 participantes de 11 estados, divididos em 47 cidades brasileiras e ainda contou com participantes que estão na cidade de Lisboa em Portugal. Reunidos em uma sala virtual, o objetivo de cada participante era fazer registros de aves que visitam janelas, varandas e quintais de suas residências, como o grupo era formado por iniciantes na observação, amantes da natureza e observadores experientes, moderadores faziam a identificação das espécies e esclareciam dúvidas dos participantes, proporcionando troca de experiências e geração de conhecimento.

.

3

Foto Danielle Garcia | Balneário Piçarras (SC)

.

Um dos destaques foi a participação do menino Matheus Silva, de 12 anos, que mora em Manaus (AM) e relatou sua experiência de 2 anos praticando a observação de aves.

.

Depoimento Matheus Silva, observador de apenas 12 anos | Manaus (AM)

.

Durante o evento, que teve duração de 4 horas, foram fotografadas 487 aves divididas em 120 espécies de norte a sul do país.

.

Além da troca de experiências e conhecimento o evento proporcionou momentos únicos de convivência familiar e descobertas das aves que circulam nas casas, varandas e quintais revelando um verdadeiro mosaico de vida.

.

4

Foto Danielle Garcia | Balneário Piçarras (SC)

.

Para Susan Corrêa, Secretária de Turismo de Balneário Piçarras e iniciante na prática de observação de aves: “foi uma troca de experiência incrível, estimulando aqueles que estavam observando pela primeira vez, e proporcionando um momento de lazer em casa para aqueles que são praticantes a mais tempo”.

 

 

 

< Voltar
© Costa Verde & Mar