Observa Costa Verde & Mar reúne 16 pessoas para realização de curso sobre observação de aves

Costa Verde & Mar > Balneário Piçarras >
Peitica (Empidonomus varius) - Foto Tietta Pivatto (2)

Foram registradas 68 espécies de pássaros durantes os 3 dias de curso.

Entre os dias 22 e 24 de novembro, 16 pessoas participaram do curso Observa Costa Verde & Mar, voltado a pratica de observação de aves. Durante os 3 dias, os participantes receberam conteúdo teórico e realizaram saídas em campo para aulas práticas.

A abertura do curso aconteceu na sexta-feira (22), no Museu Oceanográfico Univali, onde os participantes assistiram à uma palestra, ministrada pela bióloga Maria Antonietta Castro Pivatto, sobre técnicas da atividade e a importância documental, científica e econômica da observação de aves, além de receber o material de apoio do curso, com a lista de aves já identificadas em Balneário Piçarras.
Turma Observa Costa Verde & Mar em Balneário Piçarras
Nos dias 23 e 24, os participantes foram a campo com atividades imersivas, realizando observação de aves e aula sobre diferenciação de pássaros e espécies. As aulas práticas foram realizadas no Pesque e Parque Tironi, no trecho certificado pelo Bandeira Azul e na ONG Selvage Mata Atlântica, percorrendo a trilha Morro do Quininho.

“É sempre um prazer levar a observação de aves a quem nunca tinha praticado essa atividade antes. É especial testemunhar o sorriso ao descobrir pela primeira vez a beleza dos passarinhos”, conta a bióloga.

Ao todo, foram identificadas 68 espécies de aves durante os 3 dias. “O curso mostrou como praticar a observação de aves e nos fez descobrir a grande variedade de espécies presentes em Balneário Piçarras. Confirmando o potencial para o desenvolvimento dessa atividade”, afiima a Secretária de Turismo, Susan Corrêa.

Participaram do curso, observadores de Balneário Piçarras, Balneário Camboriú, Itajaí, Navegantes e Barra Velha.

“Descobrimos um grupo de pessoas da região que se interessam em observação de aves e trocaram informações, incluindo biólogos, professores, curiosos e pessoas que já observaram aves em outros países”, explica a conselheira administrativa do Instituto Allouata, Rosilene Koch.

O curso é um realização da Secretaria de Turismo de Balneário Piçarras em parceria com o Instituto Allouatta e o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar – CITMAR.

Informações adicionais a imprensa:
Departamento de Comunicação Balneário Piçarras

< Voltar
© Costa Verde & Mar