Quaresma: produção de pescado é uma das referências da Costa Verde & Mar

Costa Verde & Mar >
Crédito da foto: Maycon Rodrigues

Crédito da foto: Maycon Rodrigues

.

Para muitos religiosos, o período que antecede a Páscoa se torna momento de reflexão e mudança de hábitos. Um dos principais costumes se refere à alimentação, com a substituição da carne vermelha pelo peixe. Com isso, a produção pesqueira aumenta de maneira significativa nesse período. Essa movimentação é registrada principalmente aqui na Costa Verde & Mar, região responsável por cerca de 25% da produção brasileira e de quase 90% da produção catarinense.

.

A Costa Verde & Mar se tornou referência no setor por uma série de fatores: a posição geográfica da região sempre estimulou a prática, já que as cidades são banhadas por mares e rios. Outro fator está ligado à história. Os índios que aqui habitavam, mantinham a pesca como forma de sobrevivência, hábito que se ampliou com a chegada dos colonizadores europeus.

.

Crédito da foto: Mauro Vieira
Crédito da foto: Mauro Vieira

.

A atividade que, até então era econômica e de sustento próprio, ganhou força ao longo dos anos. A pesca artesanal se tornou uma tradição familiar, passada de geração em geração e assim, se tornou parte da identidade cultural do Estado.

.

Arquivo Pessoal Marcos Aurino Pinheiro
Arquivo Pessoal Marcos Aurino Pinheiro

.

Essa cultura típica tão valorizada ganhou ainda mais destaque com o fortalecimento da puxada da tainha. O pescado, tipicamente capturado na região durante os períodos de baixa temperatura, rende imagens incríveis. A cada lanço são centenas de peixes apanhados, o que garante o sustento das famílias e a movimentação econômica local. A pesca artesanal da tainha virou até atração turística pela curiosidade que gera.  Essa atividade se tornou tão importante para Santa Catarina que foi tombada como patrimônio cultural imaterial pela lei estadual 15.922, de 2012.

.

Outra grande referência da produção pesqueira da região está ligada à atividade industrial. A região é considerada um dos maiores parques pesqueiros do Brasil, maior produtora de pescado no país e sede das maiores empresas no setor.

.

Venha conhecer essa tradição

.

Agora que você já sabe mais sobre um pouco mais da tradição pesqueira da Costa Verde & Mar, que tal ver essa atividade de perto? Por aqui, você pode visitar sítios de pescado, galpões de pescadores artesanais, museu da pesca, degustar pratos típicos, entre outros. Programe o seu passeio pela nossa região. Aqui você encontra um descritivo com algumas opções para montar o seu roteiro.

.

Diante da situação de emergência, algumas atividades estão restritas. Por isso, quando optar pela visita, faça contato com os atrativos e confirme detalhes do funcionamento de cada. E lembre-se: use máscara, mantenha o distanciamento seguro e higienize as mãos. Divirta-se com responsabilidade.

.

.

 

 

Todas as informações contidas nessa matéria estão de acordo com as normas do Ministério da Saúde, Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina e ainda das Prefeituras Municipais. Para mais informações acesse: www.saude.gov.br, www.coronavirus.sc.gov.br, www.citmar.sc.gov.br.

< Voltar
© Costa Verde & Mar