SEGUNDA EDIÇÃO DO OBSERVA COSTA VERDE & MAR – AVES DA MINHA JANELA

Costa Verde & Mar >
Beija-Flor  - Bruna Luiza - Apiúna/SC

Beija-Flor  – Bruna Luiza – Apiúna/SC

.

ENCONTRO VIRTUAL DE OBSERVAÇÃO DE AVES REUNIU 98 PARTICIPANTES NO DOMINGO 24 MAIO.

.

Gaivão Carrapateiro - Marcos Guirado - Florianópolis
Gaivão Carrapateiro – Marcos Guirado – Florianópolis

.

.
Clarissa Colle, 14 anos, hoje mora Swindon Inglaterra mas teve seu primeiro contato com o mundo das aves quando participou, em 2015, de um projeto na escola sobre observação quando ainda morava no Brasil. Desde então se encantou pelo tema e já fez até curso de iniciante na área. Clarissa foi uma das 98 participantes da 2ª edição do Observa Costa Verde & Mar – Aves da Minha Janela – encontro virtual de observação de aves que teve como cidade sede o município de Navegantes. O evento teve participantes de 11 estados divididos em 48 cidades de norte a sul do Brasil.

.

.

Em Santa Catarina foram 16 municípios, sendo 8 da região Turística Costa Verde & Mar, além de participantes da Inglaterra e Portugal. A integração entre iniciantes e observadores experientes tem sido o combustível do evento, já que possibilita uma oportunidade única de troca de experiências e geração de conhecimento. “Essa foi a segunda vez que participamos da observação de aves a distância. Tem sido um momento de aprendizado único por ter ali pessoas referências e com experiências na observação de aves. Meu filho Luigi (6 anos) é um apaixonado pelos animais e tem ampliado seu olhar para as aves. É lindo ver seu olhar curioso, e fica encantado com os nomes das aves que o grupo vai colocando já que nós não temos esse conhecimento. Já estamos à espera do próximo!” Comenta da professora Cinara Colonetti que mora em Criciúma.

.

Observa Costa Verde & Mar
Foto: Luigi e Cinara

.

Já o empresário Charles da Luz, morador de Navegantes, relata que “foi muito bom participar desse evento, tivemos mais um momento de descontração em família, esperando os pássaros pousarem no quintal. Gosto muito de fotografar a natureza de modo geral. Dentro do possível fazemos tudo em família. Eles são a minha base e meu equilíbrio”. Segundo os organizadores o fato da atividade ser feita na própria casa dos participantes acaba envolvendo a família toda em momentos de descobertas das aves que visitam janelas, varandas e quintais. A exemplo da primeira edição, também será gerado um guia prático de observação para o município de Navegantes com alguns registros feitos por participantes durante o evento.

.

Foto: Charles da Luz e família / Navegantes
Foto: Charles da Luz e família / Navegantes

.

O Observa Costa Verde & Mar – Aves da Minha Janela – faz parte das ações de fomento ao roteiro de ecoturismo de região turística Costa Verde & Mar coordenado pelo CITMAR – Consórcio Intermunicipal de Turismo em parceria com o Instituto Alouatta. O evento terá mais 5 edições seguindo o formato virtual possibilitando envolver mais participantes na segurança de seus lares.

.

Pica Pau do Campo - Pedro Márcio - São Paulo
Pica Pau do Campo – Pedro Márcio – São Paulo
< Voltar
© Costa Verde & Mar