Seja um ecoturista consciente

Costa Verde & Mar >
CVM-04-06-02

Usufruir do patrimônio natural e cultural de forma sustentável em qualquer lugar do mundo é praticar o Ecoturismo. O turismo ecológico busca incentivar a cultura da conservação e formar uma consciência ambientalista para que todos possamos compreender que as atitudes do homem interferem direta ou indiretamente no equilíbrio do nosso planeta.

O ecoturismo ou turismo ecológico surgiu como movimento ambiental global na década de 70, devido as preocupações com o turismo em massa ocasionado pelo desenvolvimento econômico. Confira abaixo cinco dicas para praticar o turismo sustentável em qualquer lugar do mundo, inclusive quando você vier para a Costa Verde & Mar.

Respeitar os animais

Para algumas pessoas esse assunto pode ser clichê, já que muitos de nós amamos os animais. Mesmo assim, essa informação ainda precisa ser reforçada para vários turistas que ainda praticam a alimentação imprópria dos animais. É sempre importante trazer a pauta para a realidade do cliente.

Respeitar a natureza

Já dizia um autor desconhecido “Não levar nada além de fotos; não deixar nada além de pegadas; não matar nada além de tempo.” Não recolha nada da natureza e nem deixe lixo por onde passar. Por onde for, preserve, recicle e reutilize.

Respeito a cultura e diversidade local

Ser ecoturista não se resume nos princípios dos cuidados a natureza. O apoio econômico, cultural e local também é fundamental. A cultura local se baseia nos costumes e crenças de uma determinada região, comprar, incentivar e apoiar essa prática é muito importante. Reconheça e valorize as atrações turísticas da sua cidade ou estado, comece ajudando dentro da sua comunidade.

Conheça as empresas

Você sabia que existem várias empresas de turismo que atuam dentro dos compromissos ambientais? Elas trabalham com o planejamento de atividades que não prejudicam o ecossistema e as espécies da fauna e da flora locais.

Viagem Responsável

Para evitar impactos negativos por conta do fluxo de turistas em determinado local, é preciso praticar o turismo sustentável. Isso inclui meio ambiente, economia e cultura de cada lugar. A consciência turística busca contribuir para os desafios de cuidar do planeta para as próximas gerações, protegendo a biodiversidade, os ambientes naturais, entre outros.

 

< Voltar
© Costa Verde & Mar