Sugestões de souvenires para comprar ou mesmo fazer na Costa Verde & Mar

Costa Verde & Mar >
CVM-23-04-02

Uma viagem nunca é completa se não tiver “recuerdos” para levar para casa. Olhar um souvenir trazido de qualquer passeio é reforçar a lembrança de bons momentos vividos. Na Costa Verde & Mar, além dos tradicionais itens, há ainda a possibilidade de você fazer os próprios presentes durante uma experimentação oferecida pelo Tour da Experiência, novo roteiro da região. Veja nossas dicas de “presentinhos de viagem”.

 

Artesanato

A experiência no Espaço Bonequiando, em Porto Belo, oferece a oportunidade de exercitar a arte manual e a criatividade em oficinas que exploram diferentes técnicas. Os participantes botam a mão na massa e fazem modelagem em argila, produção de bonecos e fantoches, bordado, ilustração têxtil, entre outras. A ideia é oferecer uma tarde diferente, onde se explora as sensações de fazer arte e ainda levar para casa uma peça exclusiva, produzida por você mesmo.

 

Cerâmica

E se é para colocar a mão na massa, é possível fazer uma imersão cerâmica com Roger Bally, em Bombinhas. Modelados à mão ou torneados na roda, os objetos tornam-se únicos e exclusivos. Os participantes serão introduzidos no universo cerâmico e na história de vida do artista, e terão o seu momento de ceramista, quando serão conduzidos para desenvolver uma peça a partir de um pequeno bloco de barro, com a técnica do belisco.

 

Roupa de praia

A inspiração da Morena Bakana, de Ilhota, tem como foco valorizar os aspectos relacionados à história, à cultura e às tradições locais. A coleção Cápsula Bonequiando traz este tema para as peças e estampas, que utilizam elementos que remetem à cultura da Costa Verde & Mar. Além disso, emprega o conceito “handmade”, através de técnicas do artesanato. Na loja, o público poderá adquirir as peças e acompanhar o processo criativo da coleção, interagindo em um espaço temático de exposição dos produtos.

 

Barquinhos de madeira

A arte da marcenaria fica ainda mais com a cara da Costa Verde & Mar quando conectada à atividade marítima. Das mãos habilidosas de marceneiros-artesãos saem miniaturas de embarcações pesqueiras que enfeitam casas, escritórios e até lojas. São verdadeiras obras de arte, feitas em diferentes cidades da região, e que alegram os visitantes. Os souvenires são de diferentes tamanhos e garantem uma ótima lembrança de viagem.

 

Consertada

Quem costuma levar chocolates, geleias e outros produtos alimentícios como recordação, vai adorar a bebida típica da Costa Verde & Mar. A consertada de Bombinhas tem até lei municipal atestando sua ligação com a cultura local. É uma bebida feita à base de café, açúcar, cravo, canela, gengibre, erva doce e cachaça. O nome remete à sobra do café coado, depositado no fundo do jarro de barro utilizado em cozinhas tradicionais. Para reaproveitar aquele restinho, os moradores passaram a adicionar alguns ingredientes e acabaram criando a bebida “consertada”, que pode ser armazenada durante muitos meses.

< Voltar
© Costa Verde & Mar