Tradição que transforma a Costa Verde & Mar

Costa Verde & Mar >
CVM-21-05-02

Costume e tradição fazem parte do roteiro de viagem de quem busca conhecer a Costa Verde & Mar. Colonizada por imigrantes açorianos, a região mantém firme a cultura e hábitos vindos de fora ao longo dos anos, passando de pai para filho e assim por diante. O azul da água e o verde da natureza dominam os olhares de que visita a região. Mas engana-se quem pensa que são apenas essas cores que encantam.

O artesanato sempre se fez presente, o marrom de produtos artesanais sempre esteve disponíveis através de matérias-primas espalhadas pela região. Tudo dependendo é claro, de sua utilidade. Linhas, palha, madeira, cipó e até o barro fazem parte da matéria-prima utilizada na confecção de produtos. Desses materiais, nascem trilhos, toalhas, tricô, tapetes, redes, chapéus, esteiras, brinquedos, canoas, enfeites, e cerâmicas que futuramente dão origem a canecas e panelas de barro.

Embora muitas pessoas ainda não conheçam produtos de barro eles são muito utilizados no dia a dia de quem faz parte da cultura açoriana. Ideal para cozinhar feijão, lentilhas e carnes, esse tipo de panela ainda é muito utilizada por absorver calor e manter sempre a temperatura alta, além de apresentar maior durabilidade. Ficou curioso para experimentar uma comida feita na panela de barro? Então venha conhecer essa delícia da gastronomia nas cidades da Costa Verde & Mar.

 

 

Postado em Cultura
< Voltar
© Costa Verde & Mar