Turismo Religioso e os caminhos da fé

Costa Verde & Mar >
CVM-18-06-02

A frase em latim “Corpus Christi” significa Corpo de Cristo. Celebrado 60 dias após a Páscoa, pode cair entre 21 de maio a 24 de junho.      Neste ano, o feriado será no dia 20 de junho.  Normalmente, as celebrações contemplam procissões em vias públicas e confecção de tapetes de serragem, práticas que variam em cada Estado de acordo com a cultura local.

Em um clima de união e fraternidade, os grupos confeccionam os famosos tapetes que irão embelezar a rua por onde passará o Corpo de Cristo. Para os que desejam celebrar esse espírito e fé no feriado de Corpus Christi, a Costa Verde & Mar possui opções várias igrejas em seus 10 municípios, que são ricas em história, detalhes arquitetônicos, que complementam cenários tornando-os verdadeiros cartões-postais, e que também oferecem visual privilegiadas das respectivas cidades. O turismo religioso é sem dúvida um dos atrativos na Costa Verde & Mar e há muito o que se conhecer por aqui para momentos de reflexão e de fé. Confira alguns desses lugares que encantam e que ganham ainda mais destaque com os coloridos tapetes.

 

Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento – Itajaí

Um dos cartões-postais da cidade, seu interior revela lindas gravuras com paredes e tetos ilustrados, folheados a ouro por toda a parte interna, sinos europeus, vitrais com passagens bíblicas, esculturas e muitos detalhes.

 

Santuário Nossa Senhora dos Navegantes – Navegantes

O Santuário Nossa Senhora dos Navegantes inclui a igreja centenária, uma construção em forma de barco, uma gruta com a imagem da padroeira Nossa Senhora dos Navegantes e uma fonte de água límpida. Toda essa arquitetura é uma homenagem aos marítimos e pescadores.

 

Capela São João Batista – Itapema

 

É uma das mais antigas de Itapema, construída em 1946. A capela está localizada na zona rural, na estrada geral do Sertão do Trombudo. Do alto do morro é possível avistar praticamente todo o bairro.

 

Capela Imaculada Conceição – Bombinhas

O local é um ponto de referência para os navegadores e pescadores, por ficar localizadas no alto da montanha, entre as praias de Bombas, Ribeiro e Bombinhas. Mesmo de longe, é possível avistar do mar a pequena torre da capela.

 

Igreja Matriz Senhor Bom Jesus dos Aflitos – Porto Belo

Erguida em 1814 e construída com mão-de-obra escrava, a capela traz grandes referências à cultura açoriana também.

 

Capela São João Batista – Penha

Construída em 1759, foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional e também tem uma das mais belas vistas da baía de Armação de Itapocorói.

 

Igreja Matriz São Pio X – Ilhota

A igreja é considerada um dos principais atrativos turísticos do município e fica às margens da rodovia Jorge Lacerda.

 

 

< Voltar
© Costa Verde & Mar