Dos muitos nomes que lhe deram – Enseada das Garoupas, Nova Ericéia, Vila de São Bom Jesus dos Aflitos de Porto Belo, permaneceu Porto Belo. A cidade colonizada por nativos portugueses ficou conhecida por se dividir entre dois mundos – o mar e a Mata Atlântica.
Porto Belo está localizado nas proximidades dos municípios de Itajaí, Bombinhas, Penha, Itapema e a Capital Florianópolis. Dando aos seus visitantes o privilégio de desfrutar dos atrativos turísticos, de algumas das cidades da Costa Verde & Mar, sem passar muito tempo na estrada.
E é o turismo um dos pulsantes braços do desenvolvimento econômico local. Durante a temporada de Verão, navios e transatlânticos aportam no município e convidam seus passageiros a descerem em terras do Litoral Norte do Estado. Outro impulsionador da economia é a pesca. A atividade desenvolvida de forma artesanal e industrial foi trazida pelos portugueses e cultivada até os dias atuais.
Dos Açores restam as tradições. O artesanato em cerâmica, pintura, a fabricação de instrumentos para a pesca manual de redes, tarrafa e as apresentações de terno de reis, queima de cruzes e o boi-de-mamão, fazem permanente o folclore e a cultura portuguesa em meio às conquistas renovadoras. Desenvolvimento alcançado que destaca a produção da construção naval. Porto Belo tem vários estaleiros produzindo embarcações do tipo baleeiras, botes, traineiras, lanchas e canoas.
Quem passa pelo município se encanta com a riqueza natural ainda conservada. Os passeios aos recantos naturais podem ser feitos através de embarcações temáticas ou artesanais, ou ainda, por trilhas rústicas que revelam lindas paisagens. Além disto, kart, aluguéis de quadriciclo, sítios, alambique, feiras e a gastronomia dão um show a parte e reservam formas de aproveitar o mais Belo Porto.
Confira a programação festiva da cidade: http://migre.me/5UwNm