Mais completa pesquisa já efetuada no setor é finalizada pela Secretaria de Turismo e vai orientar setor. Cidade tem 21 hotéis e 25 pousadas.
A rede hoteleira de Penha conta com 58 estabelecimentos e vive um momento de intenso crescimento na região, totalizando 2.981 leitos, divididos entre hotéis e pousadas. Esse é o resultado final da pesquisa efetuada pela Secretaria Municipal de Turismo (SecTur), entre os dias 15 de maio e 30 de junho, e que atualizou toda a estrutura do setor.
Segundo o secretário Valdir José Mafra Júnior, do Turismo, o crescimento foi tão expressivo que com a chegada do maior parque temático da América Latina, o Beto Carrero World, em 1991, houve o maior aumento registrado nos meios de hospedagem. “Por 30 anos, tínhamos somente cinco meios de hospedagem, chegando aos 58 de agora, com o impulso do parque”, ilustra o secretário.
O trabalho de pesquisa, liderado pela diretora de Turismo, Danielle Serpa, e pela turismóloga Juliana Perciani, com apoio da equipe da secretaria, apontou que em alta temporada, a lotação atinge 100%. A entrevista chegou a contatar diretamente 46 meios de hospedagem – destes, são 21 hotéis e 25 pousadas – e em outras 12 não havia proprietários ou responsáveis no local.
“Vimos que a maioria desses locais ainda precisa de melhorias para atender melhor aos turistas”, destaca Danielle. “Há falta de mão de obra qualificada, alguns equipamentos para o conforto dos hóspedes, alvarás de licenciamento e sanitário”.
A Secretaria de Turismo agora visa atuar no sentido de regularizar ou orientar os estabelecimentos deficitários. São pontos que precisam ser discutidos para melhor atender o turista que vem à cidade. “Em alguns casos, os proprietários têm vontade e necessidade de qualificar os funcionários, mas isso tem custo muito alto, onde fica para segundo plano essa qualificação”, aponta a diretora.
A secretaria analisou e pretende buscar parcerias para melhorar a hotelaria local. O levantamento, entretanto, não aponta uma classificação de qualidade ou estrelas de cada hotel. “A secretaria optou por não proceder essa avaliação”, destaca o secretário. “Nós estamos reativando o Conselho Municipal de Turismo, e é esse colegiado que fará a classificação da qualidade dos hotéis, em grupo”, detalha.
Daniela Serpa lembra que a atualização de dados servirá também para subsidiar o trabalho da Associação de Hotéis e Restaurantes de Penha, a Ahorepe, já que a Sectur vai compartilhar as informações.
Os dados irão também para o Site Oficial de Turismo de Penha, o www.turismopenha.com.br e auxiliarão turistas e internautas a escolher os melhores lugares para suas hospedagens. Outro benefício da listagem será apontar hotéis mais econômicos ou sofisticados, e também aqueles que dispõem de recepcionistas e funcionários com maior qualificação para atender os visitantes. Isso porque a pesquisa oferece um verdadeiro “raio-x” do estabelecimento, como número de leitos e quartos, existência ou não de lavanderia, sala de ginástica, recreação infantil e também se há restaurante anexo.
Outros dados pesquisados são se o estabelecimento possui site ou blog e sinal de internet wireless, se conta com sauna e piscina, se há funcionários bilíngues ou que falem mais de duas línguas, se vendem passaportes para equipamentos turísticos regionais, como o Parque Beto Carrero ou o Parque Unipraias, de Balneário Camboriú, e se há aparelhos de ar condicionado e câmeras de segurança, estacionamento e auditório.
Daniela destaca que antes do estudo, havia uma carência de dados da rede hoteleira. A pesquisa também evidencia que nos últimos anos, o crescimento do número de pousadas foi bem mais expressivo em Penha, com o surgimento das casas familiares adaptadas para atender à visitação turística. “Mas o prefeito Evandro, por exemplo, tem recebido sondagens de grupos empresariais interessados em instalar hotéis de alto padrão na cidade”, acrescenta a diretora. “Isso tudo é facilitado quando temos estudos mais completos da nossa realidade”.
DADOS AGREGADOS
Os números levantados serão agregados a pelo menos três estudos regionais, desenvolvidos a partir de 2011 e entregues este ano pelo Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde e Mar (CITMAR) – documentos que apontam a estrutura do trade turístico na região e servem como ferramenta às ações do setor. Os estudos foram promovidos pela Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (AMFRI), sob a supervisão do Colegiado de Secretários de Turismo.
A cidade de Penha tem oficialmente 2.109 empregados no setor de turismo e seu Produto Interno Bruto (PIB) específico do Turismo representa 19,11%, o segundo maior da região. Para informações, o fone da Secretaria de Turismo é o 3345-3428.