Indicadores reforçam ainda que turistas internacionais – além do Mercosul – já têm representação entre os visitantes
As praias, a infraestrutura, a gastronomia e os museus foram itens de destaque da nova Pesquisa de Demanda Turística, realizada em parceria entre o Consórcio Intermunicipal de Turismo Costa Verde & Mar (Citmar) e seus 10 municípios. O estudo reforça os caminhos utilizados para a profissionalização turística local e regional, com base no interesse do visitante. Houve importante crescimento de satisfação em relação à pesquisa anterior, realizada em 2012. Nesta edição foram ouvidas 3.138 pessoas, em três diferentes fases, entre 28 de dezembro do ano passado e 12 de fevereiro deste ano. O erro amostral é de cinco pontos percentuais e com 95% de nível de confiança. A amostra mínima por município foi de 382 entrevistas.
O perfil do turista é de família com quatro pessoas (50%), casados (67%), com leve maioria masculina (54%) e como principal motivação as férias. De todos os entrevistados, 98% disseram voltar à região, mesmo índice daqueles que recomendariam a visita para outras pessoas. Também foram identificados visitantes estrangeiros, além daqueles já reconhecidos do Mercosul, como os argentinos, paraguaios e uruguaios. Segundo a amostragem, os alemães representam 4,5% dos entrevistados, assim como os americanos respondem por 4%. Em menor proporção, também foram identificados turistas originários da África do Sul, Canadá, Cingapura, Espanha, Irlanda, Itália, Portugal, Reino Unido e Suíça.
O gasto médio do turista pesquisado foi de R$ 321 por dia, para o grupo de quatro pessoas (em média) bem como a renda salarial cuja maior fatia é de 38% entre aqueles que recebem entre quatro e 10 salários mínimos. “Esses números revelam um aumento tanto na renda familiar quanto no gasto, revelando que a região tem atraído cada vez mais turistas com poder aquisitivo maior”, revela o presidente do colegiado de Secretários de Turismo da AMFRI, Sérgio Schultz.
Satisfação espontânea de 4,24 em uma escala que vai até 5
Segundo Sérgio, os dados, se comparados à pesquisa anterior, apresentam informações para serem celebradas, como o aumento de permanência média, que passou de sete para nove noites (39%). De maneira espontânea, os pesquisados deram nota 4,24 (em uma escala que vai até cinco) para itens como praias + tranquilidade, mirantes + decks + calçadões e gastronomia + parque + museus. Os visitantes entrevistados fizeram reclamações sobre falta de banheiros, chuveiros e lixeiras, além de congestionamento, deficiência ou falta de comércio, segurança, preços mais justos e poluição em alguns locais. “Cada informação desta é de extrema importância, porque norteará nossas ações e as melhorias necessárias para os próximos anos”, pontua Sérgio.
Outro indicador foi a descoberta do reconhecimento da marca Costa Verde & Mar junto ao público. As pessoas entendem que se trata da união de alguns municípios que atuam conjuntamente para melhorias do turismo. A internet passou a ser uma importante aliada de divulgação. Em 2012, apenas 2% reconheciam na rede mundial de computadores, informações sobre o destino. Agora, 14% buscam por informações e notícias online. A participação em feiras também apresenta maior reconhecimento, atingindo agora 3% dos entrevistados. As informações já estão sendo inseridas no Facile Plan, software de gestão de destino, que é a nova ferramenta da Costa Verde & Mar para aprimorar o gerenciamento dos dados. Na área que tange as pesquisas, ele contribuirá para criar uma série histórica de indicadores.
Confira alguns dados da pesquisa