Plantas locais enchem de cores a Primavera da Costa Verde & Mar

Costa Verde & Mar >

A cor das plantas que ajuda a batizar a região ganha pontos coloridos com a chegada da Primavera. É que as flores renascem neste período e deixam a Costa Verde & Mar ainda mais encantadora. A estação chega e logo mostra sua cara: árvores e flores reaparecem e enchem de alegria por toda a parte. Algumas delas são facilmente percebidas e identificadas e fazem parte desta época do ano por aqui. Confira algumas delas.

 

 

Uma das flores símbolo da região tem o mesmo nome da estação do ano que acaba de começar. A Primavera, ou Buganvília, se esparrama por jardins, quintais e pelas áreas de preservação. Tipicamente brasileira, recebeu este nome em homenagem ao francês Louis Antoine Bougainville, que descobriu a planta no Brasil em 1790, levou para a Europa e fez a nossa planta ficar conhecida em todo o planeta.

 

Orquídea Laélia Purpurata

foto_002-2016-laelia-purpurata-primavera

Entre os anos 1920 e 1940, esta flor foi exportada em grande quantidade para diferentes países, o que rendeu à Santa Catarina o título de maior exportadora do Brasil e motivou o decreto do governo estadual em transformar a Laélia Purpurata em flor-símbolo do Estado. Tem uma cor rosa suave com o centro púrpura intenso, de onde vem o seu nome. As flores têm entre 12 e 15 centímetros de diâmetro.

 

Guapuruvu

foto_003-2016-guapuruvu-primavera

Esta árvore que pode atingir até 30 metros de altura, floresce nos meses de setembro e outubro, conferindo cores às folhas verdejantes. Além de planta ornamental, tem alto valor histórico-cultural na Costa Verde & Mar.

 

Ipê-Amarelo

foto_004-2016-ipe-amarelo-primavera

Árvore ornamental que é indicada para arborização urbana graças ao seu pequeno porte e aspecto paisagístico, o Ipê-amarelo aparece com muita frequência nas áreas de Mata Atlântica, como as da Costa Verde & Mar. Popularmente conhecida como “árvore nacional”, o Ipê-amarelo ocorre por praticamente todo o Brasil e o belíssimo contraste entre o verde de suas folhas com o amarelo de suas flores lembrando a bandeira brasileira garantiu esta façanha.

Postado em Roteiro
< Voltar
© Costa Verde & Mar