A diferença de cerca de dois graus na temperatura das águas deve aumentar a sensação agradável do banho e deixar a água do mar ainda mais cristalina. Em reportagem do Diário Catarinense deste final de semana, meteorologistas afirmaram que o fenômeno ocorrerá durante toda a temporada. Esta atuação climática já chegou ao Rio Grande do Sul, e se dá pela permanência prolongada da corrente marítima do Brasil, que todo verão vem do Nordeste do país e toma o lugar da corrente fria das Malvinas – que vem do Sul.
Além do aquecimento, o fenômeno deve encher os olhos dos turistas, pois deixa a água mais cristalina. Como já foi observado na praia gaúcha de Imbé. Conhecida como “chocolatão”, a água da região ficou clara, pois está chegando pela corrente do Brasil, e não mais da Antártida.
Fenômeno pode deixar verão mais chuvoso
Segundo a reportagem do Diário Catarinense, no sábado, a temperatura da água na Costa Verde & Mar atingiu os 24°C. Mas até o fim da temporada, elas podem ser de até 26°C. Isso indica que a água quente da corrente do Brasil está chegando ao Estado e deve aquecer todo o Litoral nos próximos dias. Apesar da facilidade do banho, o fenômeno pode influenciar outros, como a quantidade de chuva. Mais quente, a água do mar pode acarretar mais evaporação e, consequentemente, mais precipitação.
Praias como esta de Porto Belo devem ficar ainda mais cristalinas