Dados do Grupo de Estudos Pesqueiros da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) apontam os municípios litorâneos da região como os de maior destaque na pesca nacional. Itajaí e Navegantes são os locais de maior desembarque, seguido de Porto Belo. E no período em que os cristãos vivem a Quaresma, essas cidades e sua atividade econômica ganham ainda mais força. Locais como as colônias de pescadores e os mercados públicos lotam de pessoas em busca dos pescados para esse período religioso.
Representantes da Igreja Católica afirmam que o costume de comer peixe é ligado a uma forma de praticar o jejum e a abstinência, uma prática, ao lado da caridade e esmola, indicada pela Igreja como devoção típica do tempo de Quaresma. A carne representa o mundo material, as paixões, pecados, egoísmo, ganância; e o peixe simboliza alimento de vida e símbolo da ceia eucarística. Por isso, para o catolicismo, o importante é que o jejum seja acompanhado de oração, caridade e penitência.
Para acompanhar a movimentação, uma dica de pescado simples e fácil de fazer. Vale para esse período religioso, mas também para qualquer outra época do ano.
Anchova grelhada
Ingredientes:
– 1 anchova inteira, com pele e sem barrigada (pode ainda ser outro peixe de sua preferência)
– salsinha e cebolinha picada a gosto
– suco de 1 limão
– cebola picada a gosto
– sal grosso
– folhas de louro a manjericão picados a gosto
Modo de Preparo:
Com o auxílio de uma faca ou garfo, faça furos na pele da anchova inteira. Depois passe pelo peixe (por dentro e por fora) salsinha, cebolinha, suco de limão, cebola picada, sal grosso e folhas de louro e manjericão picados a gosto. Embrulhe bem a anchova no papel alumínio, fazendo duas camadas e fechando bem os lados para vedar bem de tal forma que não entre e nem saia ar. Coloque a anchova temperada e embrulhada numa grelha de churrasqueira e deixe-a assar por 40 minutos a uma hora. Vire depois de 20 minutos para assar dos dois lados. Retire o papel alumínio e se preferir, retire a pele da anchova, passando levemente o garfo sobre o peixe.
Molho
Ingredientes:
1 xícara (chá) de azeite
sal grosso
suco de 1 limão
ervas a gosto (folhas de louro, tomilho, manjericão, sálvia, salsinha e cebolinha)
Modo de preparo:
Numa tigela, misture tudo. Sirva junto com o peixe assado.
Acompanhamentos sugeridos:
Batata souté, arroz branco e salada.
Crédito da foto: Prefeitura de Itajaí