NOME OFICIAL
Histórico
A colonização em Camboriú aconteceu na segunda década do século XIX com Baltazar Pinto Corrêa, natural da cidade de lamego, Concelho de Viseu, norte de Portugal. Inicialmente ele veio para Porto Belo. Provavelmente chegou aqui em 1821. Ele requereu uma carta sesmaria para ocupar uma gleba de terra e iniciar um povoamento, que segundo o Historiador José Boiteux seu contemporâneo, Baltazar deu o nome de Freguesia do Bom Sucesso. Município de Camboriú foi primeiramente denominado de Freguesia de Nossa Senhora do Bom Sucesso de Camboriú ser elevada à categoria de Vila, passando a ser chamada de Vila de Camboriú. O centro histórico de Camboriú é formado essencialmente pela Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, Praça Flávio Vieira ou Praça das Figueiras, Prefeitura Municipal, Palácio Antônio Maria e a Praça Adolfo Konder. Criada pelo tenente Guedes em 1942, a praça Adolfo Konder está localizada no centro da cidade em frente à Igreja Matriz e teve alguns incrementos nos anos 80.
O centro histórico de Camboriú é formado pela Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, Praça Flávio Vieira ou Praça das Figueiras, Prefeitura Municipal, Palacete Antônio Maria e a Praça Adolfo Konder. Com espaço preservado, todos os ambientes trazem traços da arquitetura colonial, dando destaque as centenárias figueiras da praça principal.
Localização
Endereço: Rua Getúlio Vargas, 700, Centro
Coordenadas geográficas: 27° 1’17.96″S / 48°39’4.40″O
Visitação
Funcionamento: Aberto o ano todo (contemplação externa todos os dias). Visualização interna da Prefeitura e Palácio no horário comercial e a Igreja aberta nos finais de semana para celebrações religiosas.
Visita: Autoguiada.
Entrada: Gratuita.