NOME OFICIAL
Capela Santo Amaro
Praça do Pescador
Casa Linhares
Organização mantenedora
Capela Santo Amaro (Mitra Metropolitana de Florianópolis) – Praça do Pescador e Casa Linhares (Prefeitura Municipal de Balneário Camboriú)
Histórico
Capela Santo Amaro – Antiga Igreja Matriz do Bom Sucesso, ajuda a contar a história da região. É uma edificação singela, quase desprovida de ostentação, seguindo em linhas gerais o “modelo original” da igreja Jesuíta de Nossa Senhora das Graças de Olinda (Pernambuco), que serviu de base para a arquitetura luso-brasileira até o limiar do século XX. A igreja Matriz Nossa Senhora do Bom Sucesso, hoje Capela Santo Amaro, é a única edificação de arquitetura colonial remanescente em Balneário Camboriú. Foi construída no inicio do século 19, sendo um dos marcos do período da formação dos povoados costeiros. Tombada como Patrimônio Histórico pelo Estado de Santa Catarina através do Decreto 2 992 de 25 de junho de 1998 e pelo município de Balneário Camboriú pelo Decreto 3 007 de 10 de setembro de 1998, a Capela passou por intervenção de restauro no ano de 2008, com recursos estaduais e municipais. Sua construção foi autorizada no inicio do século XIX, mas especula-se que somente no ano de 1849 a obra foi iniciada, no antigo “arraial do Bom Sucesso”. A assimetria nas paredes laterais, as vigias de arranque na parte posterior da edificação, a diferença de materiais e a incomum mudança de Matriz para Capela, há indícios que o projeto original foi descartado e a obra continuada de forma mais simplificada. Segundo a história oral resgatada na comunidade, isso se deve ao fato da comunidade ter encontrado recursos naturais potencialmente mais rentáveis rio acima, mudando a sede para o município de Camboriú, do qual Balneário Camboriú se emancipou em 1964. A capela situa-se no Bairro da Barra, em frente á Praça dos Pescadores e da Escola de Artesanato sediada na Casa Linhares.
Praça dos Pescadores – Popularmente conhecida como “Praça da Barra”, foi denominada “Praça dos Pescadores” no governo do Prefeito Gilberto Américo Meirinho, no ano de 1976. Com o objetivo de ser um espaço livre de edificações que propiciasse a convivência e a recreação dos moradores. A Praça é um dos espaços mais conhecidos do bairro, foi palco de muitos eventos importantes na cidade e guarda muitas recordações da infância e juventude de seus frequentadores. O nome se deve ao fato da Praça estar localizada em um bairro pesqueiro, por isso a homenagem aos pescadores. A paisagem urbanística que envolve a Praça é singularmente histórica e cultural, pois sua localização estrategicamente é abençoada pela Capela Santo Amaro e pelo Rio Camboriú. Depois de sua inauguração a praça já passou por algumas revitalizações, recebeu bancos, mesas, luminárias e novos canteiros.
Casa Linhares – Casarão construído com tijolos maciços, madeira trabalhada manualmente e janelas coloniais. Ademar Rebelo Linhares realizou a obra com a comercialização de grãos de café, para ser o lar com a sua futura esposa, Néia Bastos. As telhas foram fabricadas na Olaria Bastos, da família de Néia. Eles se casaram em 1956 e tiveram 11 filhos. No casarão também tiveram um próspero armazém, um dos primeiros da região. É interessante ressaltar que, neste mesmo local, antes da construção do casarão, havia uma pequena casa de madeira que foi sede do primeiro partido republicado de Santa Catarina. Ademar Rebelo Linhares faleceu em 1993, e a partir daí a casa foi alugada para o comércio. Néia Bastos faleceu em 2014, seus filhos e netos moram na região.
Localização
Endereço: Rua Emanuel Rebelo dos Santos – Barra
Coordenadas Geográficas: Latitude: 27°0’37.09”S / Longitude: 48°36’36.81”W
Visitação
Funcionamento:
Capela Santo Amaro – Segunda a Sexta das 13h às 18h, com celebrações nas quartas às 19h30 e nos domingos às 09h30.
Praça dos Pescadores – Todos os dias do ano.
Casa Linhares – Segunda a Sexta das 13h às 19h.
Visita:
Capela Santo Amaro – aberto ao público nos dias e horários de funcionamento.
Praça dos Pescadores – aberto ao público o ano inteiro.
Casa Linhares – aberto ao público nos dias de espetáculos, consultar programação.