“Os museus são casas que guardam e apresentam sonhos, sentimentos, pensamentos e intuições que ganham corpo através de imagens, cores, sons e formas. Os museus são pontes, portas e janelas que ligam e desligam mundos, tempos, culturas e pessoas diferentes”. (Sistema Brasileiro de Museus)
No dia 18 de maio é comemorado o Dia Mundial do Museu. A data foi instituída pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM), com o objetivo de chamar a atenção da sociedade do público para a importância dos museus.
Esses locais são responsáveis por preservar a história e a cultura da humanidade.
Museu Oceanográfico (Museu de história natural)
Ao todo são mais de mil metros quadrados de exposição que abrigam as maiores coleções de conchas e mamíferos marinhos da América Latina. Os visitantes poderão encontrar espécies raras de tartarugas marinhas, tubarões e raias. O acervo pertence à Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e já é referência em toda a América Latina.
Localização: Avenida Sambaqui, 318 – Santo Antonio, Campus Univali.
Horário de visitação: Terça a Sexta-feira, das 14h às 20h, e aos fins de semana das 10h às18h.
Foto Museu Oceanográfico
Aquário Marinho (Museu de história natural)
É considerado o primeiro museu neste estilo em Santa Catarina, conta com cerca de três mil invertebrados marinhos do mundo inteiro e alguns espécimes in vivo, como esponjas, corais, estrelas, conchas, lagostas, caranguejos, ouriços, pepinos do mar, entre outros. Também abriga o Centro de Estudos do Mar (Cemar).
Localização: Rua Leopardo, 800, José Amândio.
Horário de visitação: Diariamente das 10h às 20h durante a temporada de Verão e das 14h às 18h na baixa temporada.
Foto Museu Aquário Marinho
.
Museu Comunitário Engenho do Sertão (Museu sobre etnias)
Constituído com o objetivo de resgatar e preservar a memória cultural, através da gastronomia, folclore, tradição e costumes do município. Narrativas e objetos da época do povoamento açoriano, guardados pelo Instituto Boimamão Preservação e Fomento da Cultura desde 1998, contam um pouco da história de uma Bombinhas não praieira.
Localização: Rua Abacate, 452, Sertãozinho.
Horário de visitação: As visitas guiadas podem ser individuais ou para grupos de até 15 pessoas, e devem ser agendadas previamente. 47 3393 3099.
Foto Museu Comunitário Engenho do Sertão
.
Oficina Lítica da Prainha
Os materiais arqueológicos líticos podem estar relacionados a vários grupos de índios caçadores-coletores diferentes, como os da tradição Umbu, Humaitá, Taquara, ou ainda a tupi-guarani. Na Prainha próximo da Praia de Bombinhas e na Praia da Lagoa na Costeira de Zimbros é possível encontrar estes vestígios dos primeiros habitantes do litoral catarinense.
Localização: Rua Sardinha, Prainha.
Etno-Arqueológico (Museu sobre etnias)
Dedicado à memória dos imigrantes da região e à arqueologia pré-histórica, do Vale do Itajaí, o local conta com acervo do Sambaqui Rua do Papagaio, de Bombinhas, relacionado ao folclore e artesanato marinho e rural. O visitante ainda encontra um laboratório de arqueologia, núcleo de pesquisa etnográfica e um espaço educativo.
Localização: Antiga estação ferroviária Engenheiro Vereza, Avenida Itaipava, 3901, Itaipava.
Horário de visitação: Terça a Sexta-feira, das 9h às 17h, e aos fins de semana das 14h às 18h.
Foto Etno-Arqueológico
.
Palácio Marcos Konder (Museu sobre etnias)
Importante local de memória, com um acervo de duas mil peças, desde rádios antigos a uniformes militares. Construído em 1925, funcionou como sede da Administração Municipal e Câmara de Vereadores, e sua principal atração é a arquitetura de linhas “art-nouveau”, que encanta pela beleza da construção. O Museu tem exposto, de seu acervo, 500 peças organizadas em seções, onde a história da cidade vai ganhando forma.
Localização: Rua Hercílio Luz, n 861, Centro
Horário de visitação: Fechado para visitação.
Foto Palácio Marcos Konder
Acervo Municipal de Porto Belo
Além de conhecer mais sobre a história de Porto Belo, o visitante encontra no local algumas partes de um esqueleto de baleia, entre outros animais marinhos. O acervo foi organizado com o intuito de resgatar, valorizar e preservar o patrimônio histórico-cultural do município e região, além de tornar-se uma nova opção de lazer e conhecimento para munícipes, turistas e visitantes. Lei Municipal nº 2.286 de 22/06/2015.
Localização: Av. Governador Celso Ramos, 1942, Centro
Horário de visitação: Segunda – feira a Sábado, das 12h às 18h e nos dias de receptivo de transatlânticos.
Foto Acervo Municipal de Porto Belo
.
Ecomuseu Univali (Museu de história natural e sobre etnias)
O local conta com tartarugas marinhas, répteis e botânica da região. Com a exposição de peças arqueológicas e biológicas o museu apresenta parte da história das comunidades litorâneas. O visitante pode participar também de atividades educacionais e turísticas.
Localização: Ilha de Porto Belo, Centro
Horário de visitação: Para conhecer é necessário fazer o embarque no píer turístico da cidade. O Ecomuseu atende das 9h às 17h até o final de março.
Foto Romulo Porthos Carta Maio/ Eco Museu Porto Belo
.
Inscrições Rupestres
Pedra da Cruz é o nome do lugar onde se encontra estas inscrições rupestres. “São de cunho místico, alusivas a força da natureza que os índios cercavam. Ondas do mar, folhas de palmeira, montanhas, etc…” (livro: Porto Belo sua história sua gente).
Localização: Ilha de Porto Belo, Centro
Foto Gessica Valentini/ Ilha de Porto Belo
.
Oficina Lítica
Na praia de Porto Belo, no Centro do município, há uma grande rocha onde se encontram, a céu aberto, duas “Panelas de Bugre”, lugar onde os índios Carijós poliam suas ferramentas.
Localização: Praia do Centro de Porto Belo
Museu Ayrton Senna
Exposição permanente que conta e relembra toda a história de Ayrton Senna. São cerca de mil e quinhentos itens, entre fotos, reportagens, miniaturas de carros, estatuetas, capacetes e até um macacão de corrida. Faz mais de 20 anos que Altair Kadiz dos Santos e a esposa juntam tudo o que podem sobre o corredor. Parte do material fotográfico e algumas peças foram doadas pela mãe de Senna.
Localização: Rua Alameda Kadiz, n° 111, Bairro Taboleiro.
Horário de visitação: A entrada é gratuita (47) 3363-7700.
Foto Museu Ayrton Senna
.
Museu Porto Amado (Museu sobre etnias)
Registra a história do Bairro Armação, em Penha, e de seus moradores. No acervo encontram-se ossos de baleias com mais de 100 anos, instrumentos de navegação, apetrechos de pesca e objetos antigos do cotidiano das famílias de pescadores.
Localização: O museu se encontra próximo a Capela de São João Batista, construída em 1759, e da Praia do Trapiche.
Horário de visitação: As visitas são feitas mediante agendamento (Fone: (48) 3221-5130).
.
Oficina Lítica
As oficinas Líticas são vestígios deixados pelos habitantes pré-colombianos, indígenas que se utilizavam das rochas para polirem e afiarem seus instrumentos de pedra. O processo consistia em atritar o objeto a ser afiado na rocha com a adição de água e areia. O resultado desse trabalho foram depressões circulares nas rochas suporte.
Localização: Rua: Possidônio da Silva Marçal, s/n – Centro
.
Quer conhecer outros Museus pelo Brasil? É só clicar no link: www.museus.gov.br